Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Pelo título, a ferro e fogo

Por Castilho de Andrade

    O Mundial de Fórmula 1 chega um final eletrizante na 22ª e última corrida da temporada. No próximo domingo, em Abu Dhabi, às 10h, Max Verstappen e Lewis Hamilton entrarão na pista com os mesmos 369,5 pontos. Destreza, ousadia, estratégia e, por que não, sorte serão os elementos a se contar no duelo. A corrida terá a transmissão exclusiva da Band TV e BandNews FM. 

    O GP da Arábia Saudita, em Jeddah, que poderia selar a sorte em favor de Max, acabou sendo uma corrida controvertida de altos e baixos, com acidentes, pedaços de carenagem na pista e interrupções, onde Hamilton e Verstappen tiveram a chance da vitória nas mãos. Lewis Hamilton acabou chegando em primeiro e, com a ajuda da volta mais rápida, empatou a classificação. A Red Bull acertou em aguardar a primeira troca de pneus mas errou na escolha dos médios. A Mercedes errou na troca antecipada dos pneus de seus dois carros mas acertou em jogar a responsabilidade pela vitória para Lewis Hamilton. Max, por sua vez, errou ao devolver a posição para Hamilton, freando antes, deliberadamente, para provocar o toque. Se os dois saíssem da prova, como nas disputas entre Senna e Prost, Max iria para a última corrida com oito pontos de vantagem.  Verstappen foi punido em dez segundos, insuficientes para que ele perdesse a segunda posição. Hamilton venceu e Verstappen, em 2º, sempre combativo, foi eleito o ‘Piloto do Dia’. 

     Se a disputa entre os dois pilotos é imprevisível, quem vencer terá todos os méritos, no Mundial de Construtores dificilmente o título escapará da Mercedes que aumentou sua vantagem sobre a Red Bull para 28 pontos – 587,5 a 559,5 pontos. 

     O circuito de Jeddah é estreito para a velocidade média dos carros. Mônaco também tem uma pista estreita com o muro circundando o traçado. Mas a velocidade é baixa. Os pilotos, desde a largada, demonstraram uma certa cautela, mesmo assim os acidentes foram inevitáveis, com duas bandeiras vermelhas. E, consequentemente, três largadas.  

     No pódio, irritado, Max Verstappen não esperou pela comemoração e saiu antes, carregando seu troféu. Esse é o clima que se espera da corrida de Abu Dhabi. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.