O fator Verstappen
A vitória de Max Verstappen (com direito à melhor volta e ‘Piloto do Dia’) e a desclassificação dos carros da McLaren no GP de Las Vegas mudou a cara do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 no stint final do campeonato. Com uma vantagem – ainda significativa – de 24 pontos, Lando Norris terá pela frente o motivado Verstappen. Oscar Piastri, empatado com o piloto holandês, é uma incógnita nas duas corridas finais da temporada. Catar e Abu Dhabi oferecerão 58 pontos em jogo aos pilotos. George Russell e Kimi Antonelli completaram o pódio em bom resultado para a Mercedes. Gabriel Bortoleto bateu com Lance Stroll e abandonou a corrida pela segunda vez consecutiva. A penúltima etapa do campeonato será domingo, no Catar, inclundo a última sprint do ano.
Max não precisou da desclassificação das McLaren (desgaste do assoalho além do permitido) para ficar com a vitória. Na largada, o tetracampeão já tomou a ponta depois de um erro do pole position Lando Norris.
As McLaren de Norris (2º colocado) e Piastri (4º) foram desqualificadas da corrida quando os fiscais constataram que a prancha inferior dos dois carros estava abaixo do limite mínimo de 9 milímetros, de acordo com o regulamento.
O brasileiro Gabriel Bortoleto envolveu-se em um acidente, pela segunda vez, contra o mesmo Lance Stroll. Se em Interlagos a culpa acabou caindo sobre o canadense, em Vegas foi o inverso. O próprio Bortoleto reconheceu que freou um pouco tarde e não pôde evitar o choque. Como resultado, foi punido em 10s pelos comissários. Sem poder cumprir porque abandonou a corrida, Bortoleto quitará a pena na etapa do Catar, com a perda de 5 posições no grid.
Para vencer o campeonato já no Catar, Norris só precisará aumentar sua vantagem para 26 pontos sobre Piastri e Verstappen. Do contrário, a decisão ficará para a etapa de Abu Dhabi no dia 7 de dezembro.
Com a confiabilidade dos carros da McLaren e a possibilidade de correr com ‘o regulamento na mão’, Norris não precisará se arriscar, garantindo os pontos necessários em uma posição intermediária. Mas como afirmava sabiamente o pentacampeão mundial argentino Juan Manuel Fangio, ‘carreras son carreras’ e tudo pode acontecer.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.