Norris sob a sombra de Piastri

Oscar Piastri dominou o GP do Bahrein de Fórmula 1 a partir da pole position. Seguro, veloz (assinalou a melhor volta da prova), mostrou a Lando Norris que a disputa interna na McLaren será árdua. George Russell foi o 2º e Norris o 3º. Com uma ótima atuação, Lewis Hamilton foi o 5º (largando em 9º e escolhido o ‘Piloto do Dia’, pelos internautas). Gabriel Bortoleto foi o 18º. A quarta etapa do Mundial será no próximo domingo, 20/4, com o GP da Arábia Saudita.
Em uma corrida bem disputada onde a escolha dos pneus ditou o ritmo e o destino da prova, a McLaren reafirmou sua condição de melhor equipe do campeonato. Norris, que não foi bem no treino de classificação, saiu em 6º e foi punido com 5 segundos porque queimou a largada, perdendo a chance de lutar pela vitória. Mesmo assim recuperou-se parcialmente depois de uma disputa intensa com Charles Leclerc pelo 3º lugar, garantindo a presença dos dois pilotos da equipe no pódio. A McLaren lidera o Mundial de Pilotos da F1 com Lando Norris em 1º e Oscar Piastri em 2º. E domina o Mundial de Construtores.
Com o 2º lugar, George Russell voltou a dar alento à Mercedes, andando na frente da Ferrari. Já a Red Bull é um mistério. Depois da vitória em Suzuka, Max Verstappen não conseguiu imprimir mais velocidade no circuito do Bahrein. No máximo conseguiu somar 8 pontos correspondentes ao 6º lugar. Garantiu essa posição nos últimos metros da prova, depois de superar Pierre Gasly, com Alpine. Lewis Hamilton fez diversas ultrapassagens, mostrou eficiência até o final, mostrando que, aos poucos, vai pegando a mão do carro da Ferrari.
A Aston Martin teve um péssimo final de semana. E o que se comenta agora é que o projetista Adrian Newey, contratado para desenvolver o projeto do carro para 2026, deverá participar de possíveis mudanças no modelo atual.
A Kick Sauber também teve uma corrida para esquecer. Sem aderência e sem ritmo, Gabriel Bortoleto só terminou em 18º. E seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, que concluiu a prova em 14º lugar, foi desclassificado por causa do desgaste da prancha do assoalho.
FÓRMULA 3 – O piloto brasileiro Rafael Câmara, equipe Trident, conquistou sua segunda vitória na categoria, no circuito de Sakhir, no Bahrein, e isolou-se na liderança do campeonato. Pole position, Rafael perdeu a ponta, mas recuperou a posição com uma boa manobra. No sábado, ele não marcou pontos na corrida sprint, terminando em 12º lugar. A terceira etapa da F3 será em Ímola, no dia 18/5.

O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.