Logo F1 SP GP Home page

No Japão, o maior desafio de Tsunoda.

Por: Castilho de Andrade
03/abril/2025
3 min de leitura

O nipônico Yuki Tsunoda, 24 anos, 1m59, chegará ao seu 90º GP neste domingo, em Suzuka. Esta é sua 5ª temporada na Fórmula 1 e ele não tem dados expressivos na categoria. Não venceu corridas, cravou poles ou mesmo subiu no pódio. No GP do Japão, ele fará sua primeira corrida por uma equipe de ponta, a Red Bull, correndo ao lado de Max Verstappen, substituindo Liam Lawson que foi ‘rebaixado’ para a Racing Bulls. A chefia da equipe garante que Tsunoda está confirmado até o final da temporada. A BandTV e BandNews transmitem a corrida com exclusividade, na madrugada de sábado para domingo, às 2h00 (de Brasília). Na madrugada de sexta para sábado, o treino de classificação começa às 3h00.

A troca de Lawson por Tsunoda, depois de apenas duas corridas, foi a grande surpresa da semana, mas faz parte da política da Red Bull. É verdade que se esperava mais de Lawson que marcou boa presença como piloto substituto de Daniel Ricciardo, no ano passado. A comparação com os resultados de Max Verstappen nas corridas da Austrália e China foi mortal para o piloto neozelandês. Em Melbourne, Max fez o 3º melhor tempo e terminou em 2º. Lawson largou do pit lane e bateu na corrida. Em Shangai, Max largou em 4º e terminou em 4º. Lawson largou do pit lane e terminou em 12º. Na sprint, no circuito chinês, Max largou em 2º e chegou em 3º. Lawson saiu em 19º e acabou a prova em 14º.

A presença de Tsunoda é uma das atrações do GP do Japão. Depois da desclassificação dos dois carros na China, a Ferrari está sob pressão. A equipe assumiu a responsabilidade, tirando o peso dos ombros de Lewis Hamilton e Charles Leclerc. A Mercedes, por sua vez, aponta para uma boa recuperação e George Russell tem somado pontos importantes. Fora isso, o italiano Kimi Antonelli vai se qualificando como o melhor estreante.

Fica a dúvida quando o trabalho do projetista Adrian Newey começará a render na equipe Aston Martin. Fernando Alonso pediu um pouco de paciência para seus torcedores.

O GP do Japão é mais uma oportunidade para Gabriel Bortoleto, com a Kick Sauber, mostrar seu talento. A equipe tem elogiado bastante as suas atuações, encarando os eventuais erros como parte do aprendizado.

No circuito seletivo de Suzuka, a McLaren é favorita. A previsão do tempo, entretanto, indica a possibilidade de chuva o que pode mudar a história da corrida.

 

 

 

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.