Logo F1 SP GP Home page

No Catar, o jogo pelo Mundial de Construtores.

Por: Castilho de Andrade
28/novembro/2024
2 min de leitura

 

     Max Verstappen já pode relaxar. Conquistou o tetra em Las Vegas e não é responsável pelas dificuldades da Red Bull. Em compensação, McLaren e Ferrari preparam-se para uma dura batalha pelo título de construtores, no final de semana, no circuito de Lusail. A disputa pode se estender até Abu Dhabi, na semana seguinte. O GP do Catar, com transmissão exclusiva da BandTV e BandNews FM, larga no domingo às 13h (de Brasília). No sábado, a sprint começa às 11h e a classificação para o GP às 15h.

     Na competição dos construtores, as equipes não definem pilotos favoritos. Mas, no caso da Ferrari, Charles Leclerc poderia ter algum privilégio já que tem chances aritméticas de superar Lando Norris pelo vice-campeonato de pilotos. E vale o mesmo para a McLaren em relação a Norris. Dessa forma, em tese, Carlos Sainz Jr e Oscar Piastri sairão em desvantagem tanto na sprint quanto no GP.

     A dúvida em relação à disputa pelo título dos construtores é saber como se comportará a Red Bull: como em Interlagos onde Max Verstappen deu um show ou como em Las Vegas onde foi dominada pelas adversárias.

     A Red Bull, embora em 3º lugar, mantém chances. Com 103 pontos em jogo – a soma do 1º e 2º lugares mais o ponto de bonificação em cada uma das duas corridas restantes mais os 15 pontos correspondentes ao 1º e 2º lugares da sprint no Catar – a disputa está na seguinte situação: a McLaren lidera com 24 pontos de vantagem sobre a Ferrari e 53 em relação à Red Bull. Isso significa que apenas a McLaren pode conquistar o título por antecipação no Catar. 

      Se a Red Bull terminar o campeonato em 3º lugar quebrará um tabu de 41 anos. A última vez que um piloto venceu o Mundial e a equipe acabou em 3º foi em 1983 com Nelson Piquet e a Brabham, superada pelas escuderias Ferrari (campeã) e Renault (vice).

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.