Ninguém no caminho da McLaren

O domínio da McLaren não teve obstáculos no GP de Miami de Fórmula 1. Na corrida, a equipe fez a dobradinha com a vitória de Oscar Piastri seguido por Lando Norris. Na véspera, na Sprint, Norris terminou na frente com Piastri em 2º. Gabriel Bortoleto, que largou em 13º (a melhor classificação até agora), abandonou com problemas de motor. Lando Norris cravou a melhor volta da corrida e Oscar Piastri foi eleito pelos internautas o ‘Piloto do Dia’. Os organizadores anotaram a presença de 275 mil pessoas nos três dias do evento. A Fórmula 1 volta no dia 18 de maio com o GP da Emilia-Romagna, em Ímola, abrindo a fase europeia.
Max Verstappen, o pole position, não conseguiu segurar as McLaren e ainda perdeu o terceiro lugar para George Russell. A Ferrari, por sua vez, teve um final de semana difícil. A equipe não administrou bem a disputa entre Lewis Hamilton e Charles Leclerc. No final, com pneus duros, Leclerc terminou em 7º enquanto Hamilton, com pneus médios, foi o 8º. Enquanto isso, a Mercedes surpreende como 2ª colocada no Mundial de Construtores e boas atuações da dupla formada por George Russell e Kimi Antonelli.
A corrida teve bons duelos, em que pese a falta de pontos de ultrapassagem, como os protagonizados por Oscar Piastri e Max Verstappen, Lando Norris e Max Verstappen, Charles Leclerc e Lewis Hamilton. Entretanto, quando assumiu a ponta, na 14ª volta, Piastri foi deixando claro que dificilmente perderia a posição.
Piastri venceu 4 corridas das 6 disputadas até agora, contra apenas uma de Lando Norris e uma de Max Verstappen. A liderança no campeonato com 131 pontos contra 115 de Lando Norris e 99 de Max Verstappen revela que o australiano está vencendo a competição interna da equipe. Norris terá de se superar se quiser evitar que Piastri siga aumentando a diferença. No momento, nenhuma outra equipe dá indicações de que poderá enfrentar a McLaren
Embora a F1 não reconheça as marcas das corridas Sprint, a pole position de Kimi Antonelli, na sexta, tem um importante significado. Com 18 anos, 8 meses e 7 dias, Kimi tornou-se o piloto mais jovem da história a conquistar uma pole na F1. E tem mostrado que a aposta de Toto Wolff estava certa. Para a estatística oficial, o piloto mais jovem a cravar uma pole continua sendo de Sebastian Vettel, com 21 anos, 2 meses e 11 dias, no GP do Japão de 2008.
O GP de São Paulo, 21ª etapa do Mundial 2025, será disputado nos dias 7, 8 e 9 de novembro no autódromo de Interlagos.

O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.