Logo F1 SP GP Home page

Na vitória de Lando Norris, Gabriel Bortoleto é o ‘Piloto do Dia’.

Por: Castilho de Andrade
30/junho/2025
3 min de leitura

A McLaren, sob temperatura superior a 30 graus, dominou o GP da Áustria. Norris chegou na frente de Oscar Piastri, que continua como líder do Mundial de F1 2025, e Charles Leclerc completou o pódio. Piastri anotou a melhor volta da prova. Max Verstappen saiu na primeira volta. Bortoleto terminou em 8º, marcando seus primeiros quatro pontos na F1 e travou bom duelo com Fernando Alonso nas últimas três voltas. Foi eleito o ‘Driver of the Day’ pelos internautas. A Áustria anunciou a renovação de seu contrato com a F1 até 2041. No próximo domingo, a F1 corre em Silverstone, onde a primeira corrida da categoria aconteceu há 75 anos.

O fim de semana no circuito A1 Ring foi o melhor momento do piloto Gabriel Bortoleto na temporada. Além de demonstrar constância e agressividade no GP, com boas ultrapassagens, o piloto brasileiro ficou entre os top 10 nos três treinos livres de sexta e sábado. Bortoleto levou a Sauber ao oitavo lugar no grid, no treino de classificação, comprovando seu crescimento como piloto e o bom resultado do pacote de atualizações da equipe. Nico Hulkenberg saiu do 20º para o 9º, indicando que o carro, realmente, evoluiu. A expectativa é que as mudanças, principalmente no assoalho dos carros da Kick Sauber, também rendam bem em Silverstone no próximo final de semana.

Depois de um duelo empolgante pela liderança da corrida, o engenheiro de Lando Norris ganhou na estratégia, chamando o piloto para a troca de pneus assim que Piastri começou a sentir os efeitos do desgaste, depois de uma frenagem seca. Lando voltou bem e só nas voltas finais é que Piastri ensaiou uma aproximação do líder o que acabou não acontecendo.

A corrida foi acidentada. Kimi Antonelli errou na primeira volta e entrando em uma curva com velocidade excessiva acertou Max Verstappen que foi obrigado a abandonar. Um pouco antes, a Williams de Carlos Sainz travou no grid e pegou fogo na parte traseira, tirando o piloto espanhol da prova. Yuki Tsunoda acertou o argentino Franco Colapinto e levou penalização de 10 segundos. Colapinto, por sua vez, fez uma manobra arriscada e quase tirou Piastri da corrida.

Fórmula 3 – O brasileiro Rafael Câmara manteve a liderança do campeonato com uma vantagem de 24 pontos sobre o segundo colocado, depois da etapa da Áustria. Câmara foi o 10º na sprint e o 6º na corrida principal.

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.