Logo F1 SP GP Home page

Monza, pela 75ª vez.

Por: Castilho de Andrade
04/setembro/2025
3 min de leitura

O GP da Itália tem sua marca registrada no circuito de Monza, próximo a Milão. Das 76 corridas, apenas uma foi disputada em Ímola, em 1980. E, como não poderia deixar de ser, a Ferrari é a maior equipe vencedora, com 20 triunfos. No próximo final de semana, depois do fiasco em Zandvoort (os dois carros não chegaram ao fim da corrida), a Ferrari tem a responsabilidade de honrar sua história. Será a primeira vez que Lewis Hamilton – o piloto com mais vitórias (5) ao lado de Michael Schumacher – correrá em Monza defendendo a Casa de Maranello. A BandTV e BandNews FM transmitem a corrida com exclusividade, domingo, a partir das 10h (de Brasília). No sábado, a classificação será às 11h.

Monza é o circuito mais veloz da F1. Em 2003, Michael Schumacher, Ferrari, venceu a prova com a média de 247,586 km/h; em 2004, Rubinho Barrichello, Ferrari, estabeleceu a volta mais rápida do GP com a média horária de 257,321 km; em 2020, Lewis Hamilton, Mercedes, cravou a pole mais veloz com 265,362 km/h.  O traçado de 5793 metros com 11 curvas é difícil. É a pista onde o downforce é baixo e, por esse motivo, o DRS tem uma importância relativa. Daí a dificuldade de ultrapassagem. Outro aspecto importante é que o tempo exigido para o pitstop é longo, fazendo com que as escuderias, em circunstâncias normais, prefiram a opção de uma única parada.

As dúvidas da Ferrari no final de semana começarão com a estratégia que a equipe deverá adotar para Lewis Hamilton. Punido com 5 posições no grid por ter desrespeitado uma bandeira amarela no GP dos Países Baixos, Hamilton sentirá a pressão a partir do treino de classificação. A princípio, a Ferrari adotará logísticas distintas para o heptacampeão mundial e para Charles Leclerc que venceu em Monza, em 2019 e no ano passado.

Em situação cômoda no campeonato e favorita para a prova, a McLaren definiu que o irlandês Alex Dunne pilotará o carro de Oscar Piastri, no primeiro treino livre.

Monza traz boas lembranças para o brasileiro Gabriel Bortoleto. Em 2023, ele conquistou o título da Fórmula 3. E, no ano passado, fez uma corrida sensacional de Fórmula 2, largando da 22ª posição para chegar à vitória. A expectativa para a F1, agora, é grande.

Os pilotos brasileiros marcaram forte presença no GP da Itália. Em Monza, o país tem 9 vitórias e perde apenas para a Grã-Bretanha com 21 e Alemanha com 10. Nelson Piquet e Rubinho Barrichello venceram 3 vezes, Ayrton Senna 2 e Émerson Fittipaldi 1, na conquista de seu primeiro título mundial em 1972. Nelson Piquet também foi o 1º no  único GP da Itália em Ímola, em 1980.

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.