Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Mercedes e Alpine mostram sua força para o Mundial 2021

Por Castilho de Andrade

©Mercedes AMG F1 Team / ©Alpine Racing

As duas escuderias – Mercedes e Alpine (Renault) – lançaram hoje seus modelos para a temporada que começa dia 28 de março, no Bahrein. A importância delas é indiscutível. A Mercedes buscará seu oitavo título consecutivo de construtores e Lewis Hamilton, o oitavo título de pilotos. A Alpine, por seu lado, trouxe de volta o bicampeão mundial Fernando Alonso, um dos mais técnicos pilotos que já passaram pela Fórmula 1.

A Mercedes começou as atividades mais cedo, exibindo as imagens do W12 E Performance ou, simplesmente, W12 que, a partir do dia 28 de março, no Bahrein, iniciará a busca de mais vitórias. A estética, como sempre, é primorosa. Domina o preto e o ativismo da equipe contra o racismo continuará firme este ano. Há mais detalhes em prata e vermelho e também em verde.

Do ponto de vista técnico, as mudanças são pequenas, principalmente na aerodinâmica para compensar a perda de downforce. Um carro como o vencedor W11, modelo anterior, não teria mesmo que sofrer modificações mais profundas. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, talvez juntos pela última vez em uma mesma escuderia, devem ter nas mãos um monoposto para oferecer as melhores chances para a disputa do título. O sistema de direção de eixo duplo, mudando o ângulo das rodas dianteiras, foi eliminado do novo carro, seguindo as diretrizes da FIA que decidiu vetá-lo definitivamente, depois de muita discussão no ano passado.

Já a Alpine, divisão esportiva da Renault, espera dar um salto de qualidade com a chegada de Fernando Alonso, depois de dois anos afastado da Fórmula 1. A escuderia renovou seu longo contrato a Mecachrome, especializada em mecânica de precisão, para a produção de componentes e montagem dos motores V6 que serão utilizados ao longo da temporada. Alonso terá o francês Esteban Ocon ao seu lado. Há uma grande expectativa pelos testes que serão realizados no circuito do Bahrein, entre 12 e 14 deste mês quando a Alpine, com o modelo A521, terá oportunidade de mostrar se evoluiu em relação ao ano passado.

Com o domínio do azul e com detalhes em vermelho e branco compondo as cores da bandeira francesa, e ainda sobre uma base preta, o carro ficou muito vistoso e vai chamar a atenção quando for para a pista. Barrado na Inglaterra por conta do Covid-19, Alonso permaneceu na Suíça e não participou da cerimônia de lançamento do carro.