A vitória de Oscar Piastri, o ‘Piloto do Dia’, no GP do Azerbaijão, e o quarto lugar de Lando Norris colocaram a McLaren na liderança do Mundial de Construtores. Charles Leclerc foi o 2º e George Russell completou o pódio. A corrida foi bem disputada com um bizarro acidente entre Sergio Perez e Carlos Sainz Jr. a duas voltas do final. A bandeirada foi acionada durante o safety car virtual. No próximo domingo, a Fórmula 1 corre nas ruas de Singapura, a partir das 9h (de Brasília).
Na semana em que a McLaren decidiu favorecer Lando Norris nas corridas restantes da temporada, pensando na possibilidade de uma disputa pelo título mundial, o piloto inglês acabou errando no treino de classificação e não saiu do Q1. Em compensação, Oscar Piastri, seu companheiro de equipe, largou na primeira fila com o 2º melhor do tempo e não deu trégua para o pole Charles Leclerc. Na 20ª volta do GP, Piastri assumiu a liderança, com uma indefensável ultrapassagem sobre Leclerc. E, embora ameaçado, manteve a posição até o final. Para quem largou atrás, Norris acabou se dando bem, terminando em 5º, graças a uma estratégia alternativa, iniciando a prova com pneus duros.
Até o final da corrida, os quatro primeiros colocados estavam muito próximos. Foi então que Sergio Perez tentou ultrapassar Leclerc para alcançar o segundo lugar, mas foi surpreendido por Carlos Sainz que vinha logo atrás. Na tentativa de defender a posição, o mexicano e Sainz bateram, levantando muito pó, e desperdiçaram a chance de marcar pontos. Os comissários entenderam como ‘acidente de corrida’ e os pilotos não foram punidos.
Max Verstappen terminou em 5º lugar, reclamando dos freios do carro que o impediram de lutar por uma classificação melhor. Franco Colapinto, com Williams, terminou em 8º. É a primeira vez que um piloto argentino pontua na F1 desde Carlos Reutemann em 1982. E o inglês Ollie Bearman, 10º colocado, conseguiu um feito raro: marcou pontos duas vezes na mesma temporada por duas equipes distintas: pela Ferrari na Arábia Saudita e pela Haas, no Azerbaijão.
A McLaren chegou à liderança do Mundial com grandes chances de vitória (o último título de construtores da escuderia é de 1998), abrindo 20 pontos sobre a Red Bull. No Mundial de Pilotos, Max Verstappen tem 59 pontos de vantagem em relação a Lando Norris e 78 sobre Charles Leclerc. Os dois campeonatos estão totalmente abertos.
Fórmula 2 – Gabriel Bortoleto terminou em 4º lugar a corrida do Azerbaijão e assumiu a liderança do campeonato, faltando duas etapas para o fim do campeonato. Bortoleto soma169,5 pontos contra 165 de Isack Hadjar. Sábado, na corrida sprint, uma surpresa: piloto paraguaio Joshua Duerksen, 20 anos, conquistou a primeira vitória do país na categoria. Gabriel Bortoleto terminou em 5º. O piloto brasileiro é o favorito para uma vaga na equipe Sauber de F1, em 2025.