Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Max Verstappen começa bem 2021. Foi o mais rápido no Bahrein

Por Castilho de Andrade

Foto: ©Red Bull Content Pool / McLaren / Alpine Racing

O holandês Verstappen não perdeu a forma nas férias da Fórmula 1 e foi o mais rápido no primeiro dos três dias de testes de inverno, no circuito de Sakhir, no Bahrein. E com um detalhe: o circuito sofreu com uma tempestade de areia.

Se a Red Bull andou bem, a Mercedes enfrentou problemas no câmbio. Nem Valtteri Bottas na parte da manhã nem Lewis Hamilton à tarde conseguiram render bem. A McLaren também teve um bom dia e Daniel Ricciardo conseguiu ser o mais rápido na parte da manhã. À tarde, Lando Norris acelerou forte e terminou o dia em 2º lugar. Esteban Ocon garantiu o 3º melhor tempo do dia para a Alpine, criando boas expectativas para a escuderia que mudou de nome e trouxe Fernando Alonso de volta à Fórmula 1. A Alpine foi a equipe responsável pelo maior número de voltas nas duas sessões de treinos, seguida pela Alpha Tauri e Alfa Romeo.

Embora a areia na pista tenha atrapalhado as equipes, a marca de Verstappen obtida no final da tarde – 1min30s674 – é bem mais lenta do que a da pole do ano passado quando Lewis Hamilton, com a Mercedes, cravou 1min27s264. As mudanças (obrigatórias) no assoalho e os compostos novos de pneus fornecidos pela Pirelli explicam o resultado.

Na Ferrari, Carlos Sainz Jr obteve marca melhor do que Charles Leclerc enquanto, na Aston Martin, Lance Stroll classificou-se melhor do que Sebastian Vettel. Mas convém lembrar que as marcas melhoraram bem na parte da tarde. Nem Fernando Alonso nem Sergio Perez participaram do primeiro dia. Os treinos continuam sábado e domingo. O Mundial de F1 2021 começa no dia 28 de março, neste mesmo circuito do Bahrein.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.