Max na frente. Como os rivais previam
As características do traçado de Shangai indicavam que a Red Bull dominaria o GP da China. O que poderia mudar era o asfalto novo. Max Verstappen, entretanto, teve um final de semana perfeito, vencendo a primeira sprint do ano, fazendo a pole e vencendo a corrida. A surpresa foi Lando Norris, o ‘Piloto do Dia’, que terminou em 2º, na frente de Sergio Perez, fazendo uma prova impecável. Os trechos mais lentos do circuito tiraram as chances de pódio da dupla da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr. A Fórmula 1 volta às pistas no dia 5 de maio com o GP de Miami.
Depois da vitória na China, onde jamais tinha vencido, só há agora um circuito da F1 do atual calendário onde Max Verstappen ainda não chegou na frente: Singapura.
A McLaren não esperava o pódio em Shangai como Norris revelou após a corrida. A equipe considerava que a Red Bull venceria com facilidade e julgava difícil superar os carros da Ferrari que foram inconstantes nos trechos mais lentos. Max, de fato, chegou com 13,7 segundos de vantagem em relação a Norris e a diferença poderia ser maior não fosse a segunda entrada do safety car. A Ferrari também não tinha a expectativa de enfrentar a Red Bull em igualdade de condições, mas esperava chegar ao pódio com um de seus pilotos.
Fernando Alonso fez uma bela largada para celebrar a renovação de seu contrato com a Aston Martin, mas não teve um carro capaz de garantir uma classificação melhor do que o 7º lugar. E ganhou mais um ponto cravando a melhor volta da prova.
Já Lewis Hamiton fez uma ‘corrida de recuperação’, largando da 18ª posição e terminando em 9º. Seu companheiro de equipe, George Russell, foi o 6º e abriu uma vantagem de 14 pontos sobre o heptacampeão mundial.
Quem se deu mal foi Daniel Ricciardo. Além de abandonar a prova após ser atingido pela Aston Martin de Lance Stroll, ele foi punido porque ultrapassou Nico Hulkenberg com o safety car na pista. Ele perderá três posições na corrida de Miami que, segundo informações não oficiais, poderá ser sua despedida da equipe RB Honda. O substituto seria o neozelandês Liam Lawson. Daniel Ricciardo é um dos sete pilotos que, depois de cinco corridas, não assinalaram nenhum ponto no campeonato.
A estreia do novo formado da sprint – classificação na sexta e corrida no sábado, antes da definição do grid para o Grande Prêmio – funcionou bem. Um dos motivos é a liberdade para que as equipes possam modificar a configuração dos carros entre a sprint e a tomada oficial de tempos. Dessa forma, a sprint abre espaço para um acerto mais eficiente dos carros, como se fosse uma simulação da corrida principal.
Max Verstappen venceu a ótima sprint na China, superando Lewis Hamilton, com Sergio Perez em 3º. Depois, no treino de classificação, com ambos os carros muito bem equilibrados sobre o asfalto liso do circuito de Shangai, a Red Bull qualificou-se para largar na primeira fila, com Verstappen assinalando a pole position.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.