Logo F1 SP GP Home page

Max, insuperável na noite do Catar.

Por: Castilho de Andrade
02/dezembro/2024
3 min de leitura

Max Verstappen foi absoluto no GP do Catar. Punido com a perda da pole position, o tetracampeão largou em 2º, mas dominou George Russell e Lando Norris, garantindo a liderança até a vitória. Charles Leclerc e Oscar Piastri completaram o pódio. A corrida foi confusa, com quatro entradas do Safety Car, punições, acidentes e bons duelos. A temporada de Fórmula 1 2024 termina no próximo domingo, às 10h (de Brasília), em Abu Dhabi, quando se conhecerá o campeão de construtores. A decisão do campeonato da Fórmula 2 ficou para a última etapa, no Yas Marina Circuit. Gabriel Bortoleto está na liderança.

Lewis Hamilton (falsa largada), Liam Lawson (batida em Bottas), Lance Stroll (acidente na largada) foram alguns dos pilotos punidos durante a corrida. O maior prejudicado, entretanto, foi Lando Norris, que acelerou durante a bandeira amarela e recebeu pena de 10 segundos, tirando suas possibilidades de chegar ao pódio. Norris terminou em 10º e garantiu o ponto extra pela melhor volta. Não completaram o percurso, Sergio Perez, Franco Colapinto, Esteban Ocon, Lance Stroll e Nico Hulkenberg. Em uma corrida acidentada, o ‘Piloto do Dia’ foi o chinês Guanyu Zhou que marcou os primeiros pontos para a Sauber, chegando em 8º lugar. Zhou não disputará o Mundial de 2025.

A disputa pelo título de construtores continua com a McLaren na frente com 640 pontos seguido pela Ferrari com 619, com 44 pontos em jogo. Entre os pilotos, Lando Norris tem agora apenas 8 pontos de vantagem sobre Charles Leclerc, competindo pelo vice-campeonato.

Em um campeonato onde a Red Bull chegou a ‘usar’ a RB Honda para tirar o ponto de volta mais rápida de Lando Norris, preocupada com o título de pilotos, chamou a atenção o ‘desprendimento’ de McLaren e Ferrari na sprint do Catar. Norris deixou-se ultrapassar por Oscar Piastri nos metros finais e a Ferrari nem se preocupou em inverter as posições de Charles Leclerc e Carlos Sainz.

     FÓRMULA 2 – O francês Isack Hadjar ficou na frente de Gabriel Bortoleto (4º e 6º lugares) na corrida sprint e na prova principal (2º e 3º lugares). Dessa forma, a diferença entre eles é de apenas 0,5 ponto: Bortoleto tem 188,5 e Hadjar, 188. A decisão do campeonato será no próximo final de semana em Abu Dhabi. O estoniano Paul Aron, vencedor da prova no Catar, tem 163 pontos, mantendo chances aritméticas.

 

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.