Max em busca de recordes
Bicampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen parte agora, reta final do campeonato, para estabelecer novas marcas em seu currículo. A mais imediata é superar o recorde de 13 vitórias na temporada, privilégio dos alemães Michael Schumacher (em 18 corridas) e Sebastian Vettel (em 19 corridas). Max tem 12 vitórias em 2022, em 18 corridas já disputadas. Com 32 vitórias na carreira, o holandês está empatado com Fernando Alonso. O próximo degrau, no ano que vem, será ultrapassar Ayrton Senna com 41. Mais distante está Alain Prost com 51. A dobradinha da Red Bull em Suzuka, com Verstappen e Sergio Perez, comprovou que a equipe tem o absoluto controle da categoria.
O Mundial tem agora quatro corridas pela frente: Estados Unidos (23/10), México (30/10), BRASIL (13/11) e Abu Dhabi (20/11). A disputa pelo vice-campeonato, ponto de honra para a equipe Ferrari que começou bem o campeonato, mas descuidou-se, está apertadíssima. Sergio Perez e Charles Leclerc estão separados por apenas um ponto. Já Verstappen, com 113 pontos sobre Perez e 114 sobre Leclerc, não pode mais ser alcançado. Nas quatro provas finais 112 pontos estarão em jogo.
Das quatro corridas finais, os motores Honda levam vantagem nos circuitos Hermanos Rodriguez, no México, e Interlagos, em São Paulo, por conta da altitude. Max já venceu nestes quatro circuitos.
O GP do Japão revelou mais novidades para o Mundial de 2023. Pierre Gasly defenderá a Alpine formando uma dupla francesa com Esteban Ocon. Para seu lugar, a AlphaTauri trará o holandês Nyck de Vries. E o australiano Daniel Ricciardo anunciou que estará fora do grid do ano que vem. Há duas vagas restantes, uma na Haas para correr ao lado de Kevin Magnussen e outra na Williams para fazer dupla com Alexander Albon. O veterano Nico Hulkenberg e Antonio Giovinazzi estão entre os pretendentes.
No Brasil, celebrando os 50 anos da chegada da F1, as comemorações começam na próxima terça, 18/10, com a abertura ao público da Exposição 50 Grandes Prêmios, na OCA, no Parque Ibirapuera, com carros do passado, capacetes, troféus, mostra de fotos e recordações dos GPs disputados em Interlagos e Jacarepaguá. Na OCA, em um telão, o público
poderá assistir às quatro corridas finais do campeonato, com música ao vivo e outras atrações. Haverá ainda encontros com personalidades do automobilismo.
Surpresas estão previstas para a corrida de Interlagos nos dias 11, 12 e 13 de novembro.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.