Max, de ponta a ponta em Ímola.

O Mundial de Fórmula 1 2025 está cada vez melhor. O ótimo GP da Emilia Romagna, sétima etapa, mostrou que a luta pelo título vai longe e Max Verstappen está pronto para aproveitar todas as oportunidades. Além da vitória, a 65ª na carreira, o tetracampeão cravou a melhor volta da prova e foi eleito o ‘Piloto do Dia’. Lando Norris e Oscar Piastri completaram o pódio. Gabriel Bortoleto foi o 18º. A Fórmula 1 volta a correr domingo no tradicional e imprevisível GP de Mônaco.
Max Verstappen venceu pela quarta vez seguida em Ímola. Ele domina o circuito como ninguém na F1. Largando com o 2º melhor tempo, Max não vacilou e neutralizou a liderança de Oscar Piastri nos primeiros metros. A partir daí, beneficiado pela troca estratégica de pneus em duas bandeiras amarelas, foi até o fim da corrida sem ser ameaçado. Max está agora mais próximo dos líderes do campeonato – 9 pontos em relação a Lando Norris e 22 atrás de Piastri.
A McLaren não interferiu na disputa entre seus dois pilotos. A tática da troca de pneus de Norris foi a mais indicada. Depois do safety car na 46ª volta, Norris, com pneus em melhores condições (15 voltas a menos do que os do adversário), conquistou o 2º lugar com relativa facilidade.
O GP de Ímola não pode ser resumido apenas na disputa entre os pilotos da McLaren e Max Verstappen. A Ferrari reagiu depois de um péssimo treino de classificação no sábado quando os dois pilotos ficaram fora do Q3. Lewis Hamilton, com cautela, conduziu o carro até o 4º lugar enquanto Charles Leclerc terminou em 6º. Alexander Albon (5º) e Carlos Sainz Jr. (8º) também apontaram para uma evolução da equipe Williams.
O resultado do GP da Emilia Romagna aumenta a expectativa para o GP de Mônaco no final de semana. A corrida do circuito monegasco é totalmente dependente do treino de classificação por causa da falta de melhores pontos de ultrapassagem e, é claro, da estratégia de pit stops. E, pelo visto, as equipes estão bem-preparadas para o desafio.
Fórmula 3 – Rafael Câmara fez a pole e terminou em 3º a corrida de Ímola, mantendo a liderança do campeonato. Na sprint, sábado, o piloto brasileiro foi o 11º. A F3 terá nova etapa no próximo final de semana, em Mônaco.

O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.