Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Lewis Hamilton vence e esquenta o mundial

Por Castilho de Andrade

 Lewis Hamilton superou um acidente feio com Max Verstappen na primeira volta do GP da Inglaterra, a consequente punição de 10 segundos e a vontade de Charles Leclerc de chegar na frente. A duas voltas do final, Hamilton superou o piloto da Ferrari e cruzou a linha de chegada de Silverstone na frente. Leclerc foi o 2º e Valtteri Bottas o 3º. Foi sua 8ª vitória no circuito inglês e a 99ª da carreira. Agora, a vantagem de Verstappen sobre Hamilton é de apenas oito pontos e da Red Bull sobre a Mercedes de quatro pontos.  

    O toque de Hamilton no carro de Verstappen, na primeira volta, tirou o holandês da prova. A Red Bull chocou-se violentamente com a proteção de pneus e o piloto teve de ser atendido no hospital. O carro ficou totalmente destruído e a corrida foi interrompida por 30 minutos. Hamilton foi considerado culpado e no seu pit stop cumpriu a pena de 10 segundos. Voltou para a pista e começou a perseguição aos pilotos que estavam na sua frente. Não teve problemas para chegar ao segundo lugar, depois da Mercedes ordenar a inversão de posição entre ele e Bottas. Foi então reduzindo a distância para Leclerc até ultrapassá-lo sem dificuldades. 

    A grande novidade do GP da Inglaterra, em Silverstone, a sprint race, determinou o resultado da corrida, estabelecendo a ordem de largada e permitindo que os dois melhores pilotos da temporada largassem na primeira fila, Max Verstappen como pole position e Lewis Hamilton na primeira fila. 

    A vertiginosa largada de Max Verstappen, na corrida sprint de classificação no sábado, comprovou que o piloto holandês tem munição para lutar pelo título. E a Honda sabe o que quer. Lewis Hamilton largou na frente mas foi dominado a partir dos primeiros metros e, embora tentasse a ultrapassagem, não foi bem sucedido. O prejuízo maior na sprint foi de Sergio Perez que rodou, caiu para o último lugar e acabou abandonando.  

     A sprint é uma prova de tiro curto – cerca de 100 quilômetros (17 voltas em Silverstone) – sem pit stop obrigatório e liberdade para a escolha dos compostos de pneus. Há mais duas edições previstas ainda não confirmadas: Monza e Interlagos. Não há dúvida de que, para o público e para a tevê, é um ótimo formato, valorizando todo o final de semana. 

    A Fórmula 1 volta à pista no dia 1º de agosto, com o GP da Hungria. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.