Logo F1 SP GP Home page

Lewis Hamilton pode dar um título à Ferrari?

Por: Castilho de Andrade
06/janeiro/2025
3 min de leitura

Os primeiros passos do heptacampeão mundial na Ferrari estão sendo programados com todo o cuidado na Casa de Maranello. Entre os dias 20 e 21 de janeiro, se as condições meteorológicas permitirem, o piloto acelerará um modelo antigo da equipe no circuito de Fiorano. Depois, no final do mês, será a vez de um teste privado em Barcelona. A Ferrari também já indicou Riccardo Adami, que trabalhou entre outros com Sebastian Vettel e Carlos Sainz Jr. como seu engenheiro principal.

A expectativa com a chegada de Lewis Hamilton é muito grande na Itália. A Ferrari venceu seu último campeonato mundial de pilotos em 2007 com Kimi Raikkönen e o último mundial de construtores no ano seguinte, com a dupla formada por Raikkönen e Felipe Massa. Exatamente na temporada em que Lewis Hamilton conquistou o primeiro de seus sete títulos mundiais, ainda pela McLaren, na dramática corrida disputada em Interlagos.

As comparações com Michael Schumacher são inevitáveis. Schumacher foi contratado em 1996 para ‘recuperar’ a Ferrari que não conquistava o título de pilotos desde Jody Scheckter em 1979. Depois de quatro temporadas de muito trabalho, Schumacher venceu o campeonato em 2000. E depois vieram mais quatro títulos com a Ferrari. A questão é que Schumacher chegou à Ferrari com 27 anos. E Lewis Hamilton completará 40 anos nesta terça, 7 de janeiro.

Entre Michael Schumacher e Lewis Hamilton, a Ferrari fez duas tentativas de voltar a vencer com o auxílio de pilotos consagrados. Primeiro com o bicampeão Fernando Alonso entre 2010 e 2014 e, depois, com o tetracampeão Sebastian Vettel entre 2015 e 2020, mas o sonhado título não veio.

Irmão de Michael Schumacher, ex-piloto de F1 e comentarista, Ralf Schumacher tem colocado dúvidas sobre as possibilidades de Hamilton na Ferrari. Segundo ele, o inglês não teria a mesma capacidade de Michael de fornecer à escuderia dados precisos para obter o melhor rendimento possível.

Já para o ex-piloto de F1 e comentarista da Sky Sports, Karun Chandhok, Hamilton demonstrou vontade e determinação em 2024 nas vitórias em Spa e Silverstone. E poderá conduzir a Ferrari rumo a excelentes resultados. Chandhok aponta que a dupla formada por Lewis Hamilton e Charles Leclerc será a mais forte do grid em 2025.

O Mundial de Fórmula 1 2025 começa no dia 16 de março, em Melbourne, com o GP da Austrália. Antes, as equipes realizarão os testes de inverno no Bahrein entre os dias 26 e 28 de fevereiro. O GP de São Paulo de Fórmula 1, 21ª etapa do campeonato, será disputado nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no autódromo de Interlagos.