Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Hamilton indiscutível em Portimão

Por Castilho de Andrade

    Mesmo quando as coisas não começam bem, Lewis Hamilton consegue transformá-las de acordo com suas necessidades. Em Portimão, neste domingo, não foi diferente. No sábado não cravou a pole; no começo do GP de Portugal ficou atrás de Valtteri Bottas e ainda perdeu o segundo lugar para Max Verstappen depois de um descuido. Tudo isso no começo da corrida. Depois recuperou as duas posições – a Mercedes teria ordenado a inversão com Bottas – e cruzou com folga a linha de chegada. Agora aumentou sua vantagem sobre Max Verstappen para oito pontos. 

   Há, entretanto, alguns aspectos importantes na corrida disputada neste domingo. Talvez o mais significativo seja a suposta ordem para Bottas ceder a posição a Hamilton. Isso, na prática, significa que a Mercedes reconhece que duelo entre o piloto inglês e o holandês deverá ser duro e nada pode ser desperdiçado. Por outro lado, significa também que a escuderia aposta em Hamilton desde o início para essa disputa. A briga pelo ponto de bonificação pela volta mais rápida entre as duas escuderias também caminha no mesmo sentido. Vale tudo por um único ponto que ficou com Valtteri Bottas, já que a volta mais rápida de Verstappen foi deletada porque o piloto excedeu aos limites da pista. 

   Com Sérgio Perez eleito o ‘Piloto do Dia’, a Red Bull lutará também pelo Mundial de Construtores. Depois de três corridas, a Mercedes tem 18 pontos mais do que a Red Bull. E vinte corridas ainda serão disputadas este ano. 

   Ferrari e a McLaren voltaram a se destacar entre as equipes do segundo grupo com Lando Norris já aparecendo como terceiro na classificação do Mundial. Entretanto fica a dúvida do que estaria ocorrendo com a Aston Martin, de Sebastian Vettel e Lance Stroll. Na temporada passada, a Racing Point, apelidada ‘Mercedes rosa’, andava bem, aparecendo como terceira força. Mudou de nome e mudou de categoria. Em Portugal, a equipe anunciou que tinha ‘atualizado’ apenas o carro de Stroll.  No treino de classificação, Stroll ficou no Q1 e Vettel, sem a atualização, foi para o Q3. Na corrida, o resultado da escuderia foi sofrível. 

    Com o campeonato equilibrado, o circuito de Barcelona, que não chega a ser muito seletivo, poderá oferecer uma boa disputa no próximo domingo, a partir das 10h. A Rede Bandeirantes mostra ao vivo. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.