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Lando Norris, campeão por (2) pontos. Max Verstappen, o nocauteador da temporada.

Por: Castilho de Andrade
08/dezembro/2025
3 min de leitura

Lando Norris correu em Abu Dhabi respeitando o regulamento. O 3º lugar bastava. E ele terminou em 3º. Max Verstappen liderou de ponta a ponta, depois de sair da pole, garantindo o vice-campeonato. Oscar Piastri foi a ‘peça de segurança’ da McLaren, terminando a corrida em 2º. Se fosse preciso, ele inverteria a posição com Norris. Gabriel Bortoleto largou em 7º e terminou em 11º, depois de enfrentar problemas na aerodinâmica da Sauber.

Pela 11ª vez consecutiva, o pole position venceu em Abu Dhabi. Para que Verstappen pudesse chegar ao 5º título seria preciso que Norris não subisse ao pódio. O ‘fiel da balança’, durante algum tempo na prova, foi Charles Leclerc que ameaçou – mas não concretizou -uma ultrapassagem sobre Norris. A McLaren trabalhou bem e, como bicampeã de construtores, mereceu o resultado.

Pela 8ª vez em 2025, Max foi eleito o ‘Driver of the Day’ pelos internautas o que prova que seu trabalho de recuperação impressionou. Quando teve um carro em condições de vitória, como em Abu Dhabi, ele não desperdiçou a chance. Venceu 8 corridas no campeonato contra 7 de Norris e Piastri e 2 de George Russell.

Lando Norris, inglês, 26 anos, em sua 7ª temporada na F1 (todas pela McLaren), somando 11 vitórias, 16 poles e 44 pódios, será um dos quatro campeões mundiais que estarão em ação em 2026 ao lado de Lewis Hamilton, Max Verstappen e Fernando Alonso.

Gabriel Bortoleto marcou presença no campeonato com 19 pontos, largando três vezes em 7º lugar (Abu Dhabi, Monza e Hungaroring) e impressionando pela determinação e evolução em uma equipe de recursos limitados.

No Mundial de Construtores, a Ferrari acabou em 4º lugar com uma única vitória – de Lewis Hamilton – na corrida sprint de Shangai. McLaren, Mercedes e Red Bull foram as três primeiras.

A corrida de Abu Dhabi, 24ª e última de 2025, marcou uma série de despedidas na F1: o japonês Yuki Tsunoda, da Red Bull, será piloto de testes em 2026 e não disputará o campeonato; a equipe Sauber, que chegou à F1 em 1993, sai de cena e dá lugar para a Audi; os motores Honda que garantiram os quatro títulos de Max Verstappen entre 2021 e 2024 na Red Bull serão substituídos por motores Ford; os motores Renault serão trocados por motores Mercedes na equipe Alpine; os recursos aerodinâmicos do DRS e o efeito solo não estarão nos carros de 2026; a TV Bandeirantes, que fez um magnífico trabalho na transmissão das corridas por cinco anos seguidos, dará lugar à TV Globo.

O próximo encontro será no dia 8 de março, quando começa o Mundial 2026 em Melbourne, na Austrália. O GP São Paulo de F1 será no dia 8 de novembro, em Interlagos.

 

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.