INTERLAGOS RECEBE RENOVAÇÃO DE ICÔNICO MURAL DE AYRTON SENNA ÀS VÉSPERAS DO GP SÃO PAULO DE F1
São Paulo, novembro de 2024 – O emblemático mural do artista Eduardo Kobra, que eterniza Ayrton Senna erguendo o troféu no topo do pódio, resplandece ainda mais. A obra, que acaba de completar quatro anos, foi restaurada por Kobra e sua equipe em preparação para o Formula 1 Lenovo Grande Prêmio de São Paulo.
Como parte das celebrações pelos 30 anos do legado de Ayrton Senna no GP São Paulo, a revitalização do mural – com 27 metros de altura e 10 de largura, localizado logo após o túnel de entrada do autódromo de Interlagos – representa uma das grandes homenagens ao tricampeão. O projeto contou com o apoio da RTSC Holding, da família Senna, da Senna Brands, da Prefeitura de São Paulo e da organização do GP São Paulo.
“É uma honra presentear a cidade de São Paulo com esta obra icônica, do artista igualmente icônico Kobra. Este mural é um presente para São Paulo, para o Brasil e para o mundo, celebrando os 30 anos de legado do nosso maior ídolo, Ayrton Senna”, destacou Adriana Noguti, diretora de comunicação da RTSC Holding, que representou o CEO do grupo, Marcos Jorge, durante a cerimônia de reinauguração.
O próprio Kobra, autor da revitalização, expressou sua gratidão à família Senna, à Prefeitura de São Paulo e à RTSC Holding, patrocinadora da iniciativa. “Ao longo da minha carreira, já pintei cerca de dez murais sobre o Senna. Os mais marcantes, sem dúvida, estão no grid de largada de Ímola, na Itália; no GP de Miami, e este aqui em Interlagos. Como paulistano, é um privilégio ocupar um espaço tão significativo em nosso querido autódromo”, afirmou Kobra, enfatizando a importância de preservar tanto a arte quanto o legado de Senna.
“Tão importante quanto criar murais é mantê-los vivos. Em Interlagos, aplicamos camadas de verniz para garantir que este mural dure por muito tempo. Sobre Ayrton Senna, sua fé e sua mensagem são eternas. Todo o sucesso e legado dele são uma obra divina”, refletiu o artista.
Bianca Senna, CEO da Senna Brands e sobrinha de Ayrton, destacou a força simbólica do mural, que parece “colocar dois Ayrtons” frente a frente, junto à obra “Nosso Senna”, uma escultura em aço e alumínio com o busto do piloto na arquibancada do Setor A. “É maravilhoso! Aparece no mundo inteiro. Gostaria de agradecer o privilégio de ter essa obra do Kobra aqui, às autoridades e a todos que viabilizaram essa renovação. Estamos muito felizes”, declarou Bianca, representando a família na cerimônia. “Interlagos é a casa do Ayrton, onde ele fez história, e com 30 anos de seu legado, é especial celebrar isso com tantas pessoas”, concluiu.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também celebrou o momento ao lado do CEO do GP São Paulo, Alan Adler. “Que alegria reinaugurar esta obra tão bonita do Kobra. Esses 30 anos de legado que Ayrton nos deixou são mais que um exemplo de esportista, são uma inspiração de patriotismo, esperança e bons valores para nosso presente e futuro – tudo que Ayrton nos ensinou e deixou como herança”, ressaltou Nunes.
Sobre o GP São Paulo de F1
O GP São Paulo de F1 é o principal evento recorrente do calendário esportivo brasileiro. Uma das etapas do Campeonato Mundial de pilotos e construtores, acontece anualmente no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. A última edição reuniu público de 267 mil pessoas no autódromo nos três dias de evento e injetou mais de R$1,64 bilhão na economia local, além de proporcionar cerca de 17 mil empregos. Transmitido ao vivo para mais de 180 países, gera US$ 439 milhões em retorno de mídia para a cidade de São Paulo. Além de proporcionar entretenimento de qualidade, o GP São Paulo de F1 coloca à disposição de seus parceiros uma poderosa plataforma para divulgação de marcas e para relacionamento. Em total alinhamento com as diretrizes da F1, o GP São Paulo é agente disseminador da cultura da sustentabilidade ambiental, do respeito à diversidade e da inclusão social.
Mais informações para a imprensa:
GP São Paulo de F1
Castilho de Andrade/Marília Frias: [email protected]