Logo F1 SP GP Home page

Hungria: novo recorde para Lewis Hamilton?

Por: Castilho de Andrade
18/julho/2024
4 min de leitura

Lewis Hamilton é o recordista de vitórias em um mesmo GP. Ele alcançou a marca na corrida da Inglaterra, este ano, alcançando a sua 9ª conquista. No próximo final de semana, o hexacampeão mundial pode igualar seu próprio recorde, se vencer o GP da Hungria, onde ele já possui 8 triunfos. A corrida, no domingo, começa às 10h (de Brasília) com transmissão exclusiva da BandTV e BandNews FM. No sábado, o treino de classificação será às 11h.

     Depois de Hamilton, quem soma mais vitórias em um mesmo GP é o alemão Michael Schumacher: 8 vezes na corrida da França, em Magny-Cours.

     O GP da Hungria é disputado em um traçado tradicionalmente considerado como ‘travado’, com curvas de baixa velocidade. De certo modo, isso pode ajudar algumas equipes cujos carros têm enfrentado problemas em curvas de alta como é o caso da Ferrari. E pode facilitar o caminho para Mercedes que está ressurgindo depois de um longo período de dificuldades. A prova é a 13ª do campeonato, abrindo assim a segunda metade da temporada. No domingo seguinte, 28/7, será a vez do GP da Bélgica, em Spa. E depois virão as férias de agosto.

      Na Red Bull, Max Verstappen cobrou um trabalho melhor no carro e a equipe, por sua vez, está exigindo que Sergio Perez volte a somar pontos para garantir a liderança no Mundial de Construtores. 

      Do grid atual, além de Hamilton, já venceram no Hungaroring os pilotos Max Verstappen (2 vezes), Daniel Ricciardo e Esteban Ocon (sua única vitória na F1). 

      Na história do GP da Hungria, há um episódio inusitado envolvendo os pilotos brasileiros Felipe Massa e Rubinho Barrichello. Há 15 anos, no treino de classificação para a corrida de 2009, uma mola desprendeu-se da Brawn que Rubinho pilotava e a peça foi atingir o capacete de Felipe Massa que vinha atrás com a Ferrari. O piloto desmaiou e teve uma fratura no osso da testa e concussão cerebral, permanecendo em coma induzido por dois dias. Massa só voltaria ao volante da Ferrari no ano seguinte. Fora do grid do GP do Brasil de 2009, Massa deu a bandeirada para o vencedor Mark Webber em Interlagos.

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.