Hamilton vence em corrida empolgante
O Patrão voltou. Lewis Hamilton, o ‘Piloto do Dia’, conquistou sua segunda vitória na temporada, em Spa, na Bélgica. Quem chegou na frente foi George Russell, mas o piloto inglês foi desclassificado porque sua Mercedes estava com 1,5 quilo a menos do que permite o regulamento (peso mínimo de 798 quilos). Oscar Piastri foi o 2º e Charles Leclerc o 3º. A volta mais rápida foi de Sergio Perez, 7º colocado. A organização do GP da Bélgica computou 380 mil pessoas nos três dias do evento. A Fórmula 1 entra em obrigatório período de férias. A volta será no dia 25 de agosto, com o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
O equilíbrio entre as quatro grandes equipes da temporada – McLaren, Mercedes, Red Bull e Ferrari – garantiu um duelo estratégico nas 44 voltas da 14ª corrida do ano. Charles Leclerc dominou a largada, mas na 3ª volta, Lewis Hamilton assumiu a ponta.
A chave da corrida acabou sendo a logística da troca de pneus. George Russell, contrariando todas as projeções, optou por um único pitstop o que acabou permitindo que cruzasse a linha de chegada em primeiro lugar. Mesmo com pneus duros desgastados com 34 voltas, Russell evitou o assédio de Hamilton, defendendo bem a posição. Horas depois recebeu a informação que tinha sido desclassificado.
Na McLaren, Piastri fez uma prova excelente, com uma ultrapassagem por fora sobre Charles Leclerc e qualificou-se para se tornar o 1º piloto da equipe. A decisão da equipe para definir quem é o primeiro piloto – Norris ou Piastri – sairá depois das férias.
O líder do campeonato, Max Verstappen, foi o mais rápido no treino de classificação. Punido com 10 posições pela troca de componentes do motor, Max saiu em 11º lugar e chegou em 4º, sem chances de alcançar o pódio.
Nos bastidores da F1, comenta-se que o ressurgimento da Mercedes e a má fase que a Red Bull atravessa poderiam impulsionar a ida de Max para a equipe de Toto Wolff, no lugar de Lewis Hamilton.
O Mundial de F1 2024 tem agora 10 corridas pela frente. Serão, portanto, 284 pontos em jogo (10 vitórias, 10 voltas mais rápidas e 3 corridas sprint). Como a diferença entre Max Verstappen e Lando Norris, o 2º colocado, está em 78 pontos e para Charles Leclerc, o 3º, em 100 pontos, o campeonato de pilotos está totalmente aberto. E no Mundial de Construtores, a diferença entre a líder Red Bull e a McLaren, 2ª colocada, caiu para 42 pontos. A disputa será intensa após as férias.
Fórmula 2 – O brasileiro Gabriel Bortoleto é o vice-líder do campeonato, após terminar em 2º lugar a etapa da Bélgica. O italiano Kimi Antonelli, um dos favoritos para a vaga de Lewis Hamilton na Mercedes em 2025, é o 7º e Ollie Bearman, já contratado pela Haas para o próximo ano, está em 15º. Enzo Fittipaldi é o 11º. O franco-argelino Isack Hadjar lidera a competição.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.