Há 50 anos, a última vitória de Émerson.

O sábado passado, 19/7, marcou o cinquentenário do último dos 14 triunfos do bicampeão mundial Émerson Fittipaldi na Fórmula 1. Foi no GP da Inglaterra de 1975, em Silverstone. A corrida acidentada terminou com a segunda dobradinha brasileira – José Carlos Pace foi o 2º colocado – das 11 na história da categoria. Pela primeira vez, a largada de um GP utilizou o sistema de luzes coloridas que prevalece até hoje.
A corrida, com períodos de chuva e troca de pneus, teve seis líderes, além de Émerson: José Carlos Pace, Clay Regazzoni, Tom Pryce, Jody Scheckter, Jean-Pierre Jarier e James Hunt. A corrida, prevista para 67 voltas, terminou antes, na volta 56, por conta de uma tempestade de granizo. José Carlos Pace, Jody Scheckter, James Hunt, Mark Donohue, Jochen Mass, Patrick Depailler, John Watson, Tony Brise, John Nicholson, Brian Henton, Dave Morgan e Wilsinho Fittipaldi bateram e não havia mais condições de continuar a prova. A direção de prova decidiu que o resultado seria o da volta 54. A vitória foi decisiva para Émerson, defendendo a McLaren, assegurar o vice-campeonato. O título de 1975 foi o primeiro de Niki Lauda.
José Carlos Pace só subiria ao pódio mais uma vez, em 1977, quando foi o 2º no GP da Argentina.
O Brasil, que soma 101 vitórias na Fórmula 1 (3º colocado atrás da Grã-Bretanha e Alemanha), voltaria vencer 5 anos depois quando Nelson Piquet subiu ao pódio no GP de Long Beach de 1980, pilotando a Brabham. Uma nova dobradinha brasileira só aconteceu em 1986, no GP do Brasil em Jacarepaguá, com o triunfo de Nelson Piquet e o 2º lugar de Ayrton Senna.
A última vitória brasileira foi no GP da Itália de 2009 com Rubinho Barrichello, com Brawn-Mercedes. E a última dobradinha no GP do Japão de 1990 com Nelson Piquet e Roberto Moreno, ambos com Benetton-Ford.

O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.