GP SÃO PAULO DE F1: KEVIN MAGNUSSEN SURPREENDE E SAI NA POLE NA CORRIDA SPRINT EM INTERLAGOS
O tradicional e instável clima do autódromo paulistano contribuiu para uma sessão classificatória das mais agitadas. Pela primeira vez, piloto dinamarquês e a equipe Haas largam na pole position na Fórmula 1
Quando se trata de surpresas, Interlagos nunca decepciona. Com o típico clima instável no primeiro dia de atividades para o GP São Paulo de Fórmula 1, que traz pelo segundo ano consecutivo a corrida Sprint no sábado, a sexta-feira (11) presenteou a torcida que já encheu as arquibancadas com muita ação e a surpreendente pole position do dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas.
É a primeira pole position do piloto de 30 anos e a primeira da história da equipe Haas na Fórmula 1, e conquistada no evento que comemora os 50 anos de Grandes Prêmios no Brasil. “Nem sei o que dizer. A equipe me colocou na pista no momento certo, eu era o primeiro no pit lane e fiz uma volta decente. Estou na pole, é incrível. Obrigado a Gene Haas, a Gunter (Steiner) e toda a equipe por essa oportunidade. Eu voltei este ano depois de um ano fora e tem sido uma jornada incrível. Obrigado. Vamos com máximo ataque amanhã e tentar algo divertido”, disse após a sessão que alternou momentos de pista seca e molhada.
Ao seu lado na primeira fila do grid para a Sprint sai o bicampeão Max Verstappen, da Red Bull. George Russell, mesmo tendo saído da pista com a Mercedes, larga da terceira posição com Lando Norris (McLaren) em quarto. Carlos Sainz (Ferrari), Esteban Ocon e Fernando Alonso (Alpine), Lewis Hamilton (Mercedes), Sérgio Perez (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari) fecham os dez primeiros na ordem de largada.
Magnussen se aproveitou do momento certo de ir à pista no início do Q3. A primeira fase do classificatório começou com a pista ligeiramente úmida por causa da fina chuva que caiu cerca de uma hora antes no circuito – por isso, os pilotos começaram com os pneus intermediários.
Logo depois, eles já passaram a usar os supermacios de pista seca – o que foi também a tendência no Q2. Ao final da segunda fase, no entanto, a típica garoa paulistana voltou a dar as caras e quando nove dos dez classificados – Charles Leclerc foi o único a apostar nos intermediários – partiram para suas tentativas usando os supermacios.
A oito minutos do final da sessão, George Russell escapou da pista ao final da Reta Oposta e ficou com o carro parado na caixa de brita, forçando a interrupção com bandeira vermelha. Quando a pista foi liberada, as condições não permitiram aos pilotos baixar a marca de 1min11s674 estabelecida por Magnussen no início do Q3.
A Sprint tem largada neste sábado (12) às 16h30 e terá 24 voltas (100 quilômetros) e, além de pontos para os oito primeiros colocados, definirá as posições do grid para a corrida principal, no domingo (13). O Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2022 tem largada marcada para as 15 horas.
Como foi a Classificação
Após o treino livre da manhã, liderado pelo mexicano Sérgio Perez, da Red Bull, uma chuva fina caiu em Interlagos, obrigando as equipes a iniciarem a classificação com os pneus intermediários (faixa verde), mesmo com a chuva tendo cessado – o asfalto, entretanto, continuava úmido e com temperatura de 27,1ºC. Na metade do Q1, os pilotos começaram a retornar aos boxes para a troca para os pneus de pista seca.
Os tempos começaram a baixar. Ainda com os intermediários, o melhor tempo pertencia a Lewis Hamilton, da Mercedes, com 1min18s081. Faltando cinco minutos para o final da primeira fase, Pierre Gasly, com os pneus supermacios (faixa vermelha) estabeleceu a marca de 1min17s626 enquanto o movimento no pit lane aumentava com pilotos trocando pneus.
Os tempos de volta foram melhorando no Q1. Fernando Alonso assumiu a ponta com a Alpine, e logo depois Lando Norris, da McLaren, pulou à frente para em seguida ser superado por Alexander Albon, da Williams, marcando 1min14s324. Não durou muito, e Alonso baixou para 1min13s542 para voltar à dianteira.
Em seguida, Hamilton tomou a ponta, depois Norris baixou ainda mais seu tempo: 1min13s106, à frente do heptacampeão da Mercedes, seguido por Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Sérgio Perez. Foram eliminados no Q1 os pilotos a partir da 16ª posição – Nicholas Latifi (Williams), Guanyu Zhou e Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Yuki Tsunoda (Alphatauri) e Mick Schumacher (Haas).
Os 15 primeiros do Q1 retomaram a pista para mais 15 minutos da segunda fase que classificaria os dez mais rápidos para o Q3. Com menos de cinco minutos de Q2, Lando Norris estabeleceu 1min11s571 e superou a marca estabelecida por Perez no primeiro treino livre, com pista totalmente seca, que foi de 1min11s853.
Com cinco minutos para o final do Q2, uma fina garoa voltou a cair sobre os 4.309 metros de Interlagos, e Verstappen fechou com o melhor tempo (1min10s881) seguido por Carlos Sainz e Charles Leclerc, da Ferrari, George Russell, da Mercedes, Lando Norris, Fernando Alonso, Kevin Magnussen, Sérgio Perez, Lewis Hamilton e Esteban Ocon no top-10 que foi promovido à fase final da classificação, eliminando Albon, Gasly, Vettel, Ricciardo e Stroll.
Charles Leclerc foi o único a começar o Q3 usando pneus intermediários. A aderência da pista começava a piorar com a garoa, e faltando 8min10s para o final da sessão, George Russell escapou na Curva do Lago ao final da Reta Oposta e atolou com seu Mercedes na caixa de brita. A direção de prova interrompeu a classificação com a bandeira vermelha. Com o cronômetro parado, o melhor tempo era de Kevin Magnussen, da Haas – 1min11s674 -, com Verstappen em segundo e Russell em terceiro.
A sessão foi retomada dez minutos depois para os oito minutos finais da disputa, que na verdade não aconteceram: na bandeira verde, apenas Sérgio Perez foi para a pista e sequer completou volta. Com a pista mais molhada, Lewis Hamilton também se arriscou pouco depois a tentar algo com pneus intermediários novos, porém também retornou aos boxes.
Com os outros pilotos já deixando seus carros, sem chances de bater o tempo de volta estabelecido pelo dinamarquês, os boxes da Haas explodiram em comemoração da primeira pole position de Kevin Magnussen e da equipe norte-americana, em uma temporada classificada como “incrível” pelo piloto, chamado de volta ao time e à F1 no início da temporada 2022.
Grid de Largada – Sprint
1. Kevin MAGNUSSEN (Haas)
2. Max VERSTAPPEN (Red Bull Racing)
3. George RUSSELL (Mercedes)
4. Lando NORRIS (McLaren)
5. Carlos SAINZ (Ferrari)
6. Esteban OCON (Alpine)
7. Fernando ALONSO (Alpine)
8. Lewis HAMILTON (Mercedes)
9. Sérgio PEREZ (Red Bull)
10. Charles LECLERC (Ferrari)
Eliminados no Q2
11. Alexander ALBON (Williams)
12. Pierre GASLY (AlphaTauri)
13. Sebastian VETTEL (Aston Martin)
14. Daniel RICCIARDO (McLaren)
15. Lance STROLL (Aston Martin)
Eliminados no Q1
16. Nicholas LATIFI (Williams)
17. Guanyu ZHOU (Alfa Romeo)
18. Valtteri BOTTAS (Alfa Romeo)
19. Yuki TSUNODA (AlphaTauri)
20. Mick SCHUMACHER ( Haas)
Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2022
Programação*
Sábado, 12 de novembro
09:30 Treino Classificatório – Porsche Sprint Challenge Brazil
10:25 Treino Classificatório – Porsche Carrera Cup Brazil
12:30 Treino Livre – 2a Sessão – GP São Paulo de F1
14:00 Primeira Corrida – Porsche Sprint Challenge Brazil
14:55 Primeira Corrida – Porsche Carrera Cup Brazil
16:30 Sprint – GP São Paulo de F1
Domingo, 13 de novembro
09:45 Segunda Corrida – Porsche Sprint Challenge Brazil
11:20 Segunda Corrida – Porsche Carrera Cup Brazil
13:00 Desfile de Pilotos da Fórmula 1
15:00 Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2022, 71 voltas
*pode ser alterada sem aviso prévio
Site oficial: f1saopaulo.com.br Tiqueteira oficial: eventim.com.br/f1saopaulo (ingressos esgotados) Ponto exclusivo para retirada de ingressos – Shopping Market Place: marketplace.com.br
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