GP de Mônaco: duas paradas para mais emoção

O GP de Mônaco de F1, no próximo final de semana, chega com uma novidade importante. Pela primeira vez, as equipes serão obrigadas a fazer dois pits stops. O objetivo é tornar a corrida mais atraente já que o circuito é travado, sem grandes chances de ultrapassagem. A eficiência na troca de pneus, portanto, poderá ser decisiva. A BandTV e BandNews FM transmitem a prova com exclusividade, domingo, a partir das 10h (de Brasília). No sábado, o treino de classificação será às 11h.
No domingo, a F1 chegará à 8ª etapa do Mundial 2025, um terço do total. E um dos aspectos que chama a atenção é a falta que faz um bom segundo piloto. O caso mais sério é o da Red Bull, 3ª colocada do Mundial de Construtores com menos da metade dos pontos da McLaren que lidera a classificação. Dos 131 pontos da Red Bull, Max Verstappen é responsável por 124. Se os resultados de Sergio Perez, no ano passado, eram insatisfatórios, a situação piorou com Liam Lawson e, depois, com Yuki Tsunoda. E já se fala que Tsunoda poderá, em um futuro não muito distante, dar lugar a Isack Hadjar, da Racing Bulls, caso o piloto nipônico não dê conta de somar mais pontos para os construtores.
Já na McLaren, Mercedes e Ferrari, a divisão de pontos entre os dois pilotos é equilibrada. Curiosamente, na Aston Martin, Fernando Alonso, supostamente o primeiro piloto, ainda não marcou pontos enquanto Lance Stroll é o responsável pelos 14 pontos da escuderia.
Com duas paradas em Mônaco, as equipes deverão optar por estratégias distintas para seus pilotos. Resta saber se Yuki Tsunoda e Fernando Alonso, por exemplo, poderão aproveitá-las.

O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.