Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

GP da Hungria, a surpresa da temporada

Por Castilho de Andrade

     Uma falha grotesca da Valtteri Bottas na largada do GP da Hungria provocou uma das corridas mais imprevisíveis do ano. Com pneus intermediários, Bottas perdeu tempo e quando acelerou bateu forte na traseira daMcLaren de Lando Norris que, por sua vez, acertou a Red Bull de Max Verstappen. Sergio Perez também acabou sendo outra vítima assim como Charles Leclerc. Max Verstappen participou da corrida embora o carro não estivesse em perfeitas condições e terminou em 10º. O francês Esteban Ocon venceu com Alpine seguido por Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Carlos Sainz Jr. Com menos de um litro de gasolina no tanque, Sebastian Vettel, 2º colocado, foi desclassificado, mas a Aston Martin vai recorrer. Enquanto a decisão não sair, o tetracampeão mundial manterá a posição, segundo determinação da FIA. 

      Se tudo caminhava então para uma vitória fácil de Lewis Hamilton, na pole, a Mercedes manteve o piloto com pneus intermediários enquanto todos os demais colocaram pneus lisos. Lewis Hamilton largou sozinho, mas, na volta seguinte, teve de parar no box para corrigir o erro, caindo então para o último lugar. E começou sua busca pelo pódio. 

      A grande disputa da prova deu-se no trecho final entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso pelo quarto lugar. O espanhol aguentou até onde dava o assédio constante de Hamilton, demonstrando técnica e perícia na condução de sua Alpine. Mereceu ser eleito o ‘piloto do dia’. Mas um pequeno erro na frenagem permitiu que o inglês ganhasse a posição. 

     Outro bom duelo ficou por conta da disputa entre Vettel e Ocon. O tetracampeão mundial fez o que podia para tentar levar a Aston Martin à vitória, mas o dia era mesmo de Ocon e da Alpine. No final, a AlphaTauri trocou os pneus de Pierre Gasly para tirar o ponto extra de Lewis Hamilton. 

    A conquista de Ocon, a primeira dela, mostra a ‘vocação’ do Hungaroring em abrir caminho para a primeira vitória de alguns pilotos. Isso aconteceu com Damon Hill, Jenson Button, Fernando Alonso e Heikki Kovalainen, os três primeiros com títulos mundiais nos anos seguintes 

    A disputa pelo título continua equilibrada. A F1 volta dia 29 de agosto com o GP da Bélgica. Nessa corrida, Bottas perderá cinco posições, punido pelo acidente na largada do GP da Hungria 

 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.