Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

GP da França: Red Bull e Ferrari prontas para o embate

Por Castilho de Andrade

    A segunda metade do Mundial de Fórmula 1 2022 começa neste final de semana no circuito de Paul Ricard. Serão 11 corridas que definirão os novos campeões mundiais de pilotos e construtores. A vantagem de pontos e a consistência de Max Verstappen asseguram seu favoritismo. Mas a Ferrari segue firme na disputa. A BandTV e a BandNews FM transmitem a corrida com exclusividade a partir das 10h (de Brasília). No sábado, o treino de classificação começa às 11h. 

     A primeira metade da temporada, portanto, foi da Red Bull. Ela terminou a 11ª prova do ano com 56 pontos de vantagem sobre a Mercedes e 122 sobre a Mercedes (campeã da temporada de 2021). Max Verstappen, por sua vez, abriu 38 pontos sobre Charles Leclerc e 75 sobre Carlos Sainz. Salvo alguma surpresa, dificilmente aparecerá outro concorrente. O próprio Sainz, depois da corrida da Áustria, não pode ser levado em consideração. A Ferrari, agora, deverá jogar suas fichas em Leclerc. Ao piloto espanhol caberá a função de somar pontos para o campeonato de construtores e, na medida do possível, atrapalhar os planos de Verstappen. 

      Tirar 38 pontos em 11 corridas não é uma tarefa impossível. Leclerc teria que tirar média de 4 pontos por prova para alcançar o atual campeão mundial. A questão é que a Red Bull parece mais sólida no momento. Depois das duas próximas corridas – França e Hungria – a Ferrari terá tempo de fazer novas correções e terá ainda mais nove corridas pela frente. Portanto, a possibilidade de uma disputa aberta nas corridas finais está na mesa. 

       O Mundial de Construtores dependerá muito do rendimento de dois segundos pilotos – Sergio Perez e Carlos Sainz Jr – ambos com uma semelhante irregularidade. A disputa entre os dois – Perez leva 18 pontos de vantagem – será crucial para a decisão do título de equipes.  

        E a Mercedes? Ela corre atrás do tempo perdido, mas a distância é imensa. Além de vitórias, ela teria de contar com uma série de fracassos de Red Bull e Ferrari o que parece muito improvável. Mas não seria absurdo supor que a escuderia de Toto Wolff poderia atrapalhar os planos das concorrentes em uma ou outra corrida. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.