Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Nem Verstappen nem Norris. Russell vence

Por Castilho de Andrade

A disputa impetuosa entre Max Verstappen e Lando Norris no GP da Áustria deu a vitória para George Russell, a primeira da Mercedes desde o GP São Paulo de F1 em 2022, também de Russell. Max, depois da batida em Norris, terminou em 5º (mesmo com punição de 10 segundos) e Norris (o ‘Piloto do Dia’) abandonou. Oscar Piastri e Carlos Sainz completaram o pódio. A organização da prova no circuito de Spielberg anotou um público de 302 mil pessoas nos três dias do evento. A Fórmula1 chega à metade do campeonato – 12ª etapa - no próximo domingo, com o GP da Inglaterra, 11h (de Brasília), em Silverstone.

Norris é o maior adversário de Max no momento? Charles Leclerc ficou para trás? Os próximos grandes prêmios do Mundial responderão. A McLaren está com um carro bem ajustado, estável e veloz, oferecendo excelentes condições para bons resultados de Lando Norris e Oscar Piastri.

O indócil GP da Áustria pegou fogo a partir da 52ª volta quando os pilotos completaram o segundo pit stop. Max e Norris partiram para um duro tira-teima pelo primeiro lugar. A Red Bull enfrentou um problema no pit de Max, anulando a vantagem que ele mantinha sobre o 2º colocado. A competição entre os dois terminou com a batida de Max que tirou Norris da prova. As penalidades na corrida, além de Max (que também foi punido com dois pontos na carteira), atingiram Fernando Alonso (10 segundos) e Sergio Perez, Lewis Hamilton, Alexander Albon, Lando Norris (todos com 5 segundos).

O resultado da prova acabou sendo excelente para Verstappen que aumentou sua vantagem com os 18 pontos (10 pelo 5º lugar e 8 pela sprint) conquistados já que nem Lando Norris nem Charles Leclerc, os mais próximos perseguidores, pontuaram no GP. A diferença entre Max e Norris é de 81 pontos e sobre Leclerc, 87. A melhor volta foi de Fernando Alonso (sem ganhar o ponto extra porque não terminou entre os 10 primeiros colocados).

No sábado, na corrida sprint, o duelo ficou também entre Max Verstappen e Lando Norris. Lando chegou a ultrapassar o holandês na curva 3 mas perdeu a posição na curva seguinte. E Max seguiu firme para a vitória. Norris terminou em 3º, atrás de seu companheiro de equipe, Oscar Piastri.

E o grid de 2025, o ano da despedida do atual regulamento técnico, vai ganhando forma. No final de semana, em Spielberg, a F1 conheceu mais duas confirmações: Pierre Gasly renovou com a Alpine e Lance Stroll com a Aston Martin, ambos contratos plurianuais. Ao mesmo tempo, a RB Honda indicou que deverá substituir Daniel Ricciardo por Liam Lawson, informação ainda não oficial. Dessa forma, Ferrari, McLaren, Aston Martin e Red Bull estão fechadas. Quando Carlos Sainz Jr. definir seu futuro, outras peças deverão se acomodar nas equipes restantes. Felipe Drugovich, piloto de testes da Aston Martin, tem chances de correr pela Williams ou Audi no ano que vem.

FÓRMULA 2 – Gabriel Bortoleto venceu sua primeira corrida na categoria no circuito de Spielberg. Na véspera, na corrida sprint, Bortoleto terminou em 4º. Com os resultados na Áustria, o piloto brasileiro da equipe Invicta Racing saltou do 6º para o 3º lugar no campeonato. Enzo Fittipaldi, equipe Van Amersfoort Racing, é o 11º.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.