Gabriel Bortoleto: o Brasil de volta ao grid da F1.
A Kick Sauber anunciou nesta quarta-feira, 06/11, o piloto Gabriel Bortoleto como titular da equipe na temporada de 2025. Bortoleto fará dupla com o veterano piloto alemão Nico Hulkenberg. Dessa forma, depois de sete anos, o país terá um representante na categoria mais importante do automobilismo internacional.
Gabriel Lourenzo Bortoleto Oliveira, 20 anos, paulistano, tem feito uma passagem meteórica no automobilismo internacional. Depois de passar pela Fórmula 4 italiana e Fórmula Regional europeia, o piloto marcou forte presença na primeira categoria de acesso em 2023, a Fórmula 3, conquistando o título em seu primeiro ano. Em 2024, faltando duas etapas para o encerramento, ele lidera o campeonato de Fórmula 2, podendo se tornar campeão no ano de estreia na categoria.
Com a carreira administrada pela empresa A14 Management, do piloto Fernando Alonso, Bortoleto assinou um contrato multianual com a equipe Kick Sauber. Os dois pilotos atuais da escuderia – o finlandês Valtteri Bottas e o chinês Guanyu Zhou – serão dispensados. A escuderia está em fase de mudança. Ela foi vendida para a Audi que colocará sua marca a partir de 2026, com motor próprio. No ano que vem, os carros continuarão utilizando os motores Ferrari. O ex-chefe da Ferrari, Mattia Binotto, foi contratado pela equipe na metade deste ano e foi um dos defensores da contratação de Bortoleto.
Após o anúncio oficial da contratação pela Sauber, o piloto brasileiro recebeu os cumprimentos da McLaren, onde fazia parte da academia, com os votos de uma bela carreira. Pilotos como o argentino Franco Colapinto também saudaram Bortoleto. ‘Bravo, amigo’, disse Colapinto.
Desde o GP da Inglaterra, em 1970, quando Emerson Fittipaldi estreou pela Lotus até a despedida de Felipe Massa, no GP de Abu Dhabi, em 2017, o Brasil sempre esteve presente no grid de Fórmula 1, conquistando 8 títulos mundiais e 101 vitórias.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.