Logo F1 SP GP Home page

Fórmula 1: Verstappen cada vez mais perto de Piastri

Por: Castilho de Andrade
21/outubro/2025
3 min de leitura

Com a vitória no GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, Max Verstappen – que também triunfou na corrida sprint – reduziu para 40 pontos a diferença que o separa do líder Oscar Piastri.  Lando Norris e Charles Leclerc, o ‘Piloto do Dia’, completaram o pódio. Gabriel Bortoleto foi o 18º. O bom momento da Red Bull e um certo desacerto da McLaren apontam para um empolgante duelo nesta fase final do Mundial 2025.  No próximo final de semana, a F1 corre no circuito Hermanos Rodriguez, na Cidade do México.

O campeonato tem ainda 5 corridas pela frente: México, São Paulo, Vegas, Catar e Abu Dhabi e duas corridas sprint (São Paulo e Catar). Isso significa um máximo de 141 pontos ainda em disputa. A diferença entre Verstappen (3º colocado) e Lando Norris (vice-líder) é de 26 pontos.

Em tese, essa ameaça bem conduzida por Verstappen poderia favorecer Oscar Piastri que perdeu nas últimas corridas o estilo imperturbável que o manteve na liderança na classificação. Com uma vantagem de 14 pontos sobre Norris, o mais indicado para a McLaren seria favorecê-lo para neutralizar a investida de Max Verstappen. Mas a McLaren não tem dado indícios do que fará nesta reta final. Desde o GP da Itália – Max reduziu uma diferença de 104 para 40 pontos em relação a Piastri.

Sem muitas mudanças na corrida – Max Verstappen saiu da pole e venceu de ponta a ponta – os melhores duelos ficaram por conta Lando Norris e Charles Leclerc. Na primeira parte da corrida, Norris (com pneus médios) só superou Leclerc (com pneus macios) na 21ª volta. Na segunda metade da prova, Norris (com pneus macios) voltou a ultrapassar Leclerc (com pneus médios) na 51ª volta. Lewis Hamilton (4º), Oscar Piastri (5º) e George Russell (6º) mantiveram as posições desde o início.

Gabriel Bortoleto não se deu bem com a estratégia da equipe Sauber largando com macios (a maioria começou com pneus médios) e sendo obrigado a fazer duas paradas para troca de pneus. A primeira troca de pneus foi muito ruim e o piloto perdeu 4s2, caindo para o 19º lugar. Bortoleto, ainda assim, chegou ao 11º lugar quando teve de fazer a segunda troca. Na última volta superou Pierre Gasly e ficou com a 18ª posição.

Na corrida sprint, sábado, as McLaren ficaram no caminho, deixando Max Vertappen partir rumo à vitória desde a pole position. Na primeira curva, Oscar Piastri fez um movimento estranho, saindo do lado direito da pista para o centro e provocou um acidente acertando Lando Norris, Nico Hulkenberg e Fernando Alonso. Verstappen venceu com facilidade, após o acidente, com George Russell em 2º e Carlos Sainz Jr em 3º. Em outra batida, Lance Stroll tirou Esteban Ocon da pista e foi punido com 5 posições no grid do GP e 2 pontos na carteira. Gabriel Bortoleto só largou em último porque não conseguiu realizar nenhuma volta válida.

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.