Logo F1 SP GP Home page

Fórmula 1: temporada de lançamentos

Por: Castilho de Andrade
07/fevereiro/2022
3 min de leitura

    A Haas saiu na frente, mostrando a pintura de seus carros modelo VF-22, na sexta-feira. E esta semana conheceremos a Red Bull (quarta-feira), Aston Martin (quinta) e McLaren (sexta). As demais: AlphaTauri (14/2), Ferrari (17/2), Mercedes (18/2), Alpine (21/2) e Alfa Romeo (27/2), após os testes de Barcelona previstos para 23 a 25 de fevereiro. A Williams ainda não divulgou oficialmente a data. 

     A pintura da Haas manteve as linhas da temporada passada, com as cores da bandeira russa por conta do patrocinador principal, a empresa de fertilizantes Uralkali, de propriedade da família do piloto Nikita Mazepin. O carro que teve sua imagem computadorizada divulgada ainda é um modelo ‘adaptado’ de acordo com as novas regras aerodinâmicas. O novo monoposto só será conhecido durantes os testes de inverno. 

    A semana já tem assuntos importantes na F1. A decisão (acertada) de acabar com a escolha de pneus para a largada a partir do Q2 deverá embaralhar mais o grid como ficou comprovado nas três edições da ‘qualifying race’ em Silverstone, Monza e Interlagos. Esta regra estava em vigor desde 2014. Convém lembrar que, este ano, os carros correrão com pneus de 18 polegadas. Há ainda a expectativa que a Mercedes, dentro dos próximos dias, confirme a presença de Lewis Hamilton na temporada de 2022. 

    A Fórmula 1 também definiu que só vacinados com o ciclo completo terão acesso ao paddock nas 23 corridas do ano: pilotos, membros das equipes, dirigentes, autoridades, jornalistas, convidados, portadores de passe vip terão de apresentar o documento comprovando que estão imunizados contra a covid.  

     A recém-empossada diretoria da FIA, sobre a presidência de Mohammed ben Sulayem, tem um novo brasileiro: o ex-piloto Felipe Massa é o novo presidente da Comissão de Pilotos, substituindo o dinamarquês Tom Kristensen. Massa, na gestão anterior, era presidente da Comissão de Kart. 

     Sobre o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, dias 11, 12 e 13 de novembro, em Interlagos, a Heineken será o ‘title sponsor’, pela quinta vez consecutiva.  

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.