Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Fórmula 1 nas telonas

Por Castilho de Andrade

O cinema vai estreitar mais sua relação com a Fórmula 1. Enquanto prepara a quarta temporada de “Dirigir para Viver (Drive to Survive)”, a Netflix poderá anunciar brevemente o projeto de uma série sobre Ayrton Senna. No papel do tricampeão mundial, o ator escolhido deverá ser Chay Sued.

O piloto brasileiro já tinha sido tema de um premiado documentário – “Senna” - dirigido por Asif Kapadia, de 2010.

“Drive to Survive” que conta os bastidores e dramas de equipes e pilotos da F1 vem ganhando cada vez mais elogios. A terceira temporada, com base no Mundial de 2020, está disponível. No site International Movie Database – IMDb – a série tem avaliação de 8,7 (excelente).

O drama “Grand Prix”, de 1966, dirigido por John Frankenheimer, com James Garner e Eva Marie Saint, é para muitos o melhor a abordar o universo da F1 através de uma história fictícia. Traz as presenças de pilotos da época como Jim Clark, Jack Brabham e Graham Hill.

Mas há ainda outros ótimos trabalhos no cinema. “Um Momento, uma Vida”, por exemplo, de Sydney Pollack, de 1977, traz Al Pacino no papel do piloto Bobby Deerfield. O filme é uma ficção com imagens gravadas durante algumas corridas como, por exemplo, o GP Brasil de 1975, em Interlagos. O curioso é que, nas cenas de pista, José Carlos Pace foi o “dublê” de Al Pacino, correndo com a bandeira americana e o nome Bobby Deerfield. A Brahma, patrocinadora do piloto na época, teve grande exposição da marca. Pace morreu em 77, antes do filme ser lançado.

Já “Rush”, de 2013, do diretor Ron Howard, recria a encarniçada disputa entre Niki Lauda e James Hunt no Mundial de 1976, com excelentes cenas dos circuitos da época.

O primeiro campeão mundial de F1 pelo Brasil, Émerson Fittipaldi, é o centro do documentário “O Fabuloso Fittipaldi”, de 1973, dos diretores Roberto Farias e Hector Babenco. Aí estão pilotos da época como José Carlos Pace, Ronnie Peterson, Jackie Ickx e até Juan Manoel Fangio.

Émerson também aparece em “Week end de um Campeão” é do consagrado Roman Polanski que acompanha o piloto Jackie Stewart em um final de semana durante o GP de Mônaco de 1971. Polanski deu sorte e Stewart ganhou a corrida.

Para os admiradores de “sir” Frank Williams, cuja equipe contou com Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubinho Barrichello, Felipe Massa, Bruno Senna e Antonio Pizzonia, o diretor Morgan Matthews lançou 2017 o emocionante documentário “Williams”.