Logo F1 SP GP Home page

Fórmula 1 2025: quatro vagas e dez candidatos.

Por: Castilho de Andrade
02/agosto/2024
3 min de leitura

    Com as duas últimas confirmações – Carlos Sainz Jr. na Williams e Esteban Ocon na Haas – o grid para o Mundial de F1 do ano que vem tem apenas quatro vagas abertas. Após a volta das férias de verão – 25 de agosto, com o GP dos Países Baixos – as equipes deverão encaminhar as possíveis contratações. 

      As escuderias já fechadas para 2025 são a Ferrari (Lewis Hamilton e Charles Leclerc), McLaren (Lando Norris e Oscar Piastri), Red Bull (Max Verstappen e Sergio Perez), Haas (Ollie Bearman e Esteban Ocon) e Williams (Alex Albon e Carlos Sainz Jr.). As vagas abertas estão na Mercedes (George Russell), Alpine (Pierre Gasly), RB Honda (Yuki Tsunoda) e Kick Sauber (Nico Hulkenberg). 

        Há, no momento, pelo menos dez candidatos para as quatro vagas restantes: Kevin Magnussen, Valtteri Bottas, Guanyu Zhou, Logan Sargeant, Daniel Ricciardo, Felipe Drugovich, Mick Schumacher, Liam Lawson (para a RB Honda), Kimi Antonelli (para a Mercedes) e Jack Doohan (para a Alpine). 

         Quem tem mais chances? Na Mercedes, Toto Wolff ainda não desistiu de Max Verstappen. Caso não consiga, Antonelli é o favorito, seguido por Mick Schumacher. A Red Bull tem um plano B, caso Verstappen acabe saindo: Ricciardo iria para o seu lugar e Liam Lawson ocuparia o cockpit do australiano na RB Honda. A Red Bull não contará com o projetista Adrian Newey, ainda sem futuro definido, e perdeu também o diretor esportivo Jonathan Wheatley que anunciou sua transferência para a Audi (atual Kick Sauber) no ano que vem. Não se sabe por enquanto se a saída dos dois técnicos  influenciará a decisão de Verstappen. 

          Na Kick Sauber, o brasileiro Felipe Drugovich tem chance de ficar com a vaga. No caso da Alpine, o piloto de testes Jack Doohan é o favorito, mas Ricciardo poderia ser chamado caso perca o lugar na RB Honda. 

            Os demais pilotos – Magnussen, Bottas, Zhou e Sargent – têm possibilidades limitadas com o quadro atual.  

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.