Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Fórmula 1 2022: segurança sanitária nos autódromos.

Por Castilho de Andrade

     Os organizadores do Grande Prêmio da Austrália, segunda prova da temporada, dia 10 de abril, avisaram com antecedência: só os vacinados contra a Covid terão acesso ao circuito de Melbourne. Vale para as equipes, público e todos os envolvidos com a realização da corrida. A constrangedora passagem de Novak Djokovic, impedido de participar do aberto de tênis, serviu de alerta para os dirigentes. 

      A Austrália cancelou a sua etapa de Fórmula 1 por dois anos consecutivos – 2020 e 2021 – por causa da Covid. A prova voltará este ano sob protocolos severos, seguindo o mesmo molde aplicado em outras corridas como o GP de São Paulo de F1 onde foi obrigada a apresentação de carteira de vacinação completa e/ou resultado negativo dos testes.  

      Por conta da Covid, os espanhóis decidiram que a primeira sessão de testes de inverno – 23 a 23 de fevereiro em Barcelona – será realizada com portões fechados. Já a segunda, no Bahrein, entre 10 e 12 de março, terá a presença de público e será televisionada. Os dirigentes ainda divulgarão detalhes sobre ingressos e exigências. 

       Enquanto isso, equipes e promotores seguem os preparativos para a temporada. Motores já foram ligados e a Mercedes e Alpine estão otimistas quanto ao rendimento de suas respectivas unidades de potência.  

        Os americanos trabalham firmes para 2022. Parte do circuito das Américas, em Austin, está sendo recapeado depois das reclamações de pilotos sobre ondulações na pista. E os promotores de Miami divulgaram fotos e detalhes da pista que receberá, este ano, a sua primeira corrida de F1. 

         Por enquanto quatro equipes anunciaram oficialmente a apresentação de seus carros para a temporada: Aston Martin (10/2), Mclaren (11/2), Ferrari (17/2) e Mercedes (18/2), 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.