Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Fórmula 1 2022: os carros estão chegando.

Por Castilho de Andrade

A Aston Martin anunciou a data de apresentação do carro para a temporada: 10 de fevereiro. A Ferrari replicou informando que mostrará o modelo da escuderia entre 16 e 18 de fevereiro. Aguarda-se a confirmação das demais equipes. Com as mudanças para este ano e um visual bem diferente, o interesse pelo lançamento dos monopostos é muito maior do que nos anos anteriores. A maioria terá transmissão ao vivo através das respectivas redes sociais. O primeiro período de testes de inverno acontecerá entre 23 e 25 de fevereiro em Barcelona.

A tensão que antecede à apresentação dos carros já começa a fazer suas primeiras vítimas. O diretor-executivo da Alpine, o polonês Marcin Budkowski, perdeu o cargo. Antes, foi o romeno Otmar Snafnauer, demitido da Aston Martin. Para o lugar dele a equipe anunciou a chegada do luxemburguês Mike Krack, que fez carreira na BMW, inclusive na equipe BMW Sauber de F1. Snafnauer, por sua vez, é um dos nomes mais cotados para o lugar de Budkowski.

Simultaneamente ao trabalho de preparação dos carros, as escuderias estão fazendo os ‘crash tests’, obrigatórios e essenciais para a segurança dos pilotos. AlphaTauri, Ferrari e Haas já cumpriram sua obrigação e tiveram seus modelos aprovados.

A imprensa alemã tem dado um grande destaque à questão de Lewis Hamilton nesse início de ano. O piloto inglês estaria aguardando o resultado da avaliação que a FIA fará sobre os acontecimentos em Abu Dhabi para se pronunciar. A FIA fixou o começo do próximo mês como data limite para uma conclusão. E um novo nome surgiu nos jornais alemães como opção da Mercedes caso Hamilton decida se aposentar: o do tetracampeão mundial Sebastian Vettel, que possui contrato em vigor com a Aston Martin.

Independente do resultado da investigação, o que os dirigentes pretendem é apaziguar os ânimos de Mercedes e Red Bull, que possivelmente começarão a temporada na frente, e evitar problemas logo no início do Mundial que será o mais longo e duro da categoria.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.