Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Fórmula 1 2021: O que vem por aí

Por Castilho de Andrade

Foto: © Mercedes AMG F1 Team

O Mundial 2021 começa oficialmente no dia 28 de março com o GP do Bahrein. Mas os testes de inverno – também no Bahrein, apenas três dias contra seis no ano passado, de 12 a 14 de março – e a apresentação oficial dos carros para a temporada aquecem o ambiente. A grande dúvida é quando a Mercedes anunciará a renovação do contrato com o heptacampeão Lewis Hamilton para completar o grid.

A gestão de Stefano Domenicali, ex-Ferrari, à frente da Fórmula 1 já definiu a volta das corridas ao horário tradicional. A maioria das corridas da Europa, por exemplo, voltarão a largar às 10h (hora de Brasília). A corrida de abertura, entretanto, começará às 12h (de Brasília). Os treinos de sexta-feira terão uma hora e não mais 90 minutos cada um. O objetivo é reduzir os gastos. O treino livre de sábado e a tomada oficial de tempos não sofreram alterações.

O calendário de 2021 está definido com o GP São Paulo de F1 agendado para os dias 5, 6 e 7 de novembro, em Interlagos. A corrida terá sua largada às 14h. Com três corridas após o Brasil – Austrália, Arábia Saudita e Abu Dhabi – há grandes chances de o campeonato não se decidir antes da etapa brasileira. Das 23 corridas previstas há apenas uma vaga em aberto: 2 de maio, a terceira etapa do ano. O GP de Portugal, em Portimão, é o favorito para ocupar a data. A única corrida de estreia é a da Arábia Saudita, dia 5 de dezembro.

A maioria dos carros terá sua apresentação entre a segunda quinzena de fevereiro e o começo de março. Por enquanto apenas McLaren (15/2) e Alfa Romeo (22/2) tem data confirmadas. A Renault passará a se chamar Alpine e a Racing Point, Aston Martin. A Alpine traz Fernando Alonso de volta à F1 e a Aston Martin fez sua aposta no tetracampeão mundial Sebastian Vettel.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.