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Ferrari em busca da recuperação

Por Castilho de Andrade

Foto: ©Scuderia Ferrari

A Ferrari apresentou, nesta sexta-feira, na sede em Maranello, a equipe para 2021. O carro, entretanto, só será exibido no dia 10 de março, dois dias antes do início dos testes de verão, no circuito de Bahrein. A responsabilidade do chefe Mattia Binotto é enorme. A escuderia foi um fiasco na temporada passada, terminando apenas em 6º lugar no Mundial de Construtores. Os dirigentes têm sido precavidos em relação às possibilidades no campeonato. A esperança é que os motores revelem mais potência ao longo do ano.

A área responsável pelo trabalho de chassi foi dividida em quatro setores distintos a partir deste ano, sob o comando de Binotto: projeto, conceito, engenharia de pista e rendimento. Com isso, a direção divide o trabalho, contando com uma sensível melhora no resultado final.

A equipe vem de realizar três dias de testes com os pneus Pirelli aro 18 que serão utilizados a partir de 2022, em Jerez de La Frontera, na Espanha. Para isso, utilizou uma versão modificada do carro da temporada passada.

A principal novidade da escuderia para 2021 é a chegada do espanhol Carlos Sainz Jr, contratado para substituir o tetracampeão mundial Sebastian Vettel. Sainz deixou a McLaren e formará dupla com Charles Leclerc. A equipe terá, a princípio, Leclerc como primeiro piloto, desistindo de alguém com mais experiência. O monegasco terá a incumbência de obter os melhores resultados, cabendo a Sainz somar pontos para colocar a Ferrari em uma posição melhor entre os construtores.

Sobre o novo carro, sabe-se que o desenho alterou a tomada de ar. Outras mudanças aerodinâmicas deverão ser reveladas.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.