Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Ferrari corre em casa no GP da Emilia-Romagna. Recorde de público?

Por Castilho de Andrade

        A corrida de Ímola – autódromo internacional Enzo e Dino Ferrari – vai abrir a fase europeia do Mundial de F1 2022, no próximo final de semana, com arquibancadas lotadas. A procura de ingressos aumentou muito depois da segunda vitória da equipe, na Austrália, e os promotores estão otimistas. Além da liderança de Charles Leclerc na classificação, o GP terá também a primeira sprint race do ano. O GP terá a largada às 10h (de Brasilia), com transmissão exclusiva da BandTV e BandNews FM. Na sexta-feira, a classificação começa às 12h e, no sábado, a sprint larga às 11h30. 

        Esse formato muda toda a logística do final de semana. A segunda sessão e treinos da sexta se transforma no treino de classificação para a sprint. E a sprint, no sábado, estabelece o grid de largada para o domingo. Este ano, a sprint foi ‘valorizada’. A pontuação que, no ano passado, bonificava os três primeiros colocados com, respectivamente, três, dois e um ponto passou, agora, a premiar os oito primeiros colocados, com oito pontos para o primeiro, sete para o segundo até um ponto para o oitavo. Em um final de semana, portanto, se vencer a sprint e o GP e ainda estabelecer a volta mais rápida da prova um piloto pode somar 34 pontos. As outras duas sprint races do ano serão no GP da Austria e no GP São Paulo de F1, dias 11, 12 e 13 de novembro, em Interlagos. 

        O GP da Emilia-Romagna entrou no calendário como corrida substituta em 2020 por causa das provas canceladas com a covid. Permaneceu em 2021 e os promotores, finalmente, fecharam um contrato para realizá-la até 2025. O GP de San Marino foi disputado nessa mesma pista entre 1981 e 2006 e tem Michael Schumacher como o maior vencedor com sete conquistas. Nas duas edições do GP da Emilia-Romagna, Lewis Hamilton venceu em 2021 e Max Verstappen no ano passado. Em 2022, com base nas três etapas já disputadas, a Ferrari é favorita. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.