Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

F1 Sprint Race em Interlagos. Uma conquista de São Paulo

Por Castilho de Andrade

   ‘Todo promotor de Grande Prêmio quer uma Sprint’. A frase é do diretor esportivo da Fórmula 1, Ross Brawn, no final do ano passado. Depois de cogitar seis provas com Sprint, em 2022, os dirigentes e as equipes decidiram realizar três – GPs da Emilia Romagna, GP da Áustria e GP de São Paulo. Interlagos é a única que receberá a corrida curta de sábado pela segunda vez. 

    O entusiasmo do público e a boa disputa que o circuito paulistano ofereceu na Sprint do ano passado, que terminou com a vitória de Valtteri Bottas e uma atuação empolgante de Lewis Hamilton, foram elementos chave na opção por Interlagos.  

    ‘A escolha do GP de São Paulo para sediar pela segunda vez consecutiva a Sprint Race valoriza ainda mais o trabalho de sucesso que realizamos no ano passado. Apenas Interlagos, dentre todas as provas de Sprint Race do ano passado, vai repetir a corrida curta de sábado. Uma ótima notícia para a Capital Mundial da Vacina e quem ganha é o público’. Quem comemora é o prefeito Ricardo Nunes que, mais uma vez, será o anfitrião do GP de São Paulo de Fórmula 1. 

    A grande diferença, agora, é a pontuação. Se o vencedor do ano passado nas Sprints de Silverstone, Monza e Interlagos recebeu três pontos, em 2022 a bonificação passará a 8 pontos para o primeiro colocado. Os oito primeiros marcam pontos, em ordem decrescente até o oitavo colocado que recebera 1 ponto. Em um campeonato equilibrado como foi o de 2021 pode fazer uma grande diferença. O GP de São Paulo de F1, na prática, oferecerá 33 pontos para quem vencer a Sprint e a corrida. Como será a penúltima etapa do ano, a decisão do título pode acontecer aqui. 

     ‘O traçado de Interlagos proporciona sempre grandes disputas e certamente esse ano não será diferente. Com a mudança na distribuição da pontuação, a Sprint será muito mais disputada curva a curva, já que os 8 pontos pela “vitória” farão total diferença na tabela do mundial!  Será mais uma vez um final de semana fantástico’ diz Felippe Biazzi, diretor de prova. 

      A Sprint seguirá o mesmo modelo adotado no ano passado. O segundo treino de sexta será uma prova de classificação que estabelecerá o grid de largada para a Sprint, no sábado. O pole position oficial do GP será quem fizer o melhor tempo na sexta. Mas o grid de largada corresponderá ao resultado final da Sprint.  

      Quem for a Interlagos, portanto, verá duas corridas e um treino de classificação em um atraente final de semana. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.