F1 Sprint Race em Interlagos. Uma conquista de São Paulo
‘Todo promotor de Grande Prêmio quer uma Sprint’. A frase é do diretor esportivo da Fórmula 1, Ross Brawn, no final do ano passado. Depois de cogitar seis provas com Sprint, em 2022, os dirigentes e as equipes decidiram realizar três – GPs da Emilia Romagna, GP da Áustria e GP de São Paulo. Interlagos é a única que receberá a corrida curta de sábado pela segunda vez.
O entusiasmo do público e a boa disputa que o circuito paulistano ofereceu na Sprint do ano passado, que terminou com a vitória de Valtteri Bottas e uma atuação empolgante de Lewis Hamilton, foram elementos chave na opção por Interlagos.
‘A escolha do GP de São Paulo para sediar pela segunda vez consecutiva a Sprint Race valoriza ainda mais o trabalho de sucesso que realizamos no ano passado. Apenas Interlagos, dentre todas as provas de Sprint Race do ano passado, vai repetir a corrida curta de sábado. Uma ótima notícia para a Capital Mundial da Vacina e quem ganha é o público’. Quem comemora é o prefeito Ricardo Nunes que, mais uma vez, será o anfitrião do GP de São Paulo de Fórmula 1.
A grande diferença, agora, é a pontuação. Se o vencedor do ano passado nas Sprints de Silverstone, Monza e Interlagos recebeu três pontos, em 2022 a bonificação passará a 8 pontos para o primeiro colocado. Os oito primeiros marcam pontos, em ordem decrescente até o oitavo colocado que recebera 1 ponto. Em um campeonato equilibrado como foi o de 2021 pode fazer uma grande diferença. O GP de São Paulo de F1, na prática, oferecerá 33 pontos para quem vencer a Sprint e a corrida. Como será a penúltima etapa do ano, a decisão do título pode acontecer aqui.
‘O traçado de Interlagos proporciona sempre grandes disputas e certamente esse ano não será diferente. Com a mudança na distribuição da pontuação, a Sprint será muito mais disputada curva a curva, já que os 8 pontos pela “vitória” farão total diferença na tabela do mundial! Será mais uma vez um final de semana fantástico’ diz Felippe Biazzi, diretor de prova.
A Sprint seguirá o mesmo modelo adotado no ano passado. O segundo treino de sexta será uma prova de classificação que estabelecerá o grid de largada para a Sprint, no sábado. O pole position oficial do GP será quem fizer o melhor tempo na sexta. Mas o grid de largada corresponderá ao resultado final da Sprint.
Quem for a Interlagos, portanto, verá duas corridas e um treino de classificação em um atraente final de semana.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.