Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Em Spa, sem corrida, pontos pela metade

Por Castilho de Andrade

     Uma corrida para esquecer. A chuva forte encharcou a pista, impediu a visibilidade e o público perdeu a chance de mais um duelo entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Atrás do safety car, os carros deram quatro voltas na pista apenas para justificar a pontuação pela metade. A classificação da corrida, portanto, foi a do treino de sábado, com Max Verstappen na frente seguido por um inesperado George Russell e Lewis Hamilton completando o pódio. No próximo domingo, o desafio será a o GP da Holanda, em Zandvoort, a partir das 10h. Max Verstappen vai correr em casa. 

       Ninguém reclamou da decisão da direção de prova. Não havia mesmo como liberar a corrida. O resultado manteve Lewis Hamilton na liderança, mas com margem menor sobre Verstappen – 202,5 a 199,5 – e permitiu que Russell, com Williams, subisse ao pódio pela primeira vez.  Sergio Perez bateu na volta de apresentação e acabou em último e Valtteri Bottas, punido com cinco posições na largada, não marcou pontos.  

        O segundo tempo na classificação de sábado fez de Russell a grande surpresa do final de semana, superando Lewis Hamilton embora com um carro muito inferior. As próximas semanas revelarão se, com esse resultado, carimbou de vez seu passaporte para integrar a equipe Mercedes no próximo ano. 

         A classificação final da prova serviu para ampliar mais o fosso que separa Hamilton e Verstappen dos demais pilotos do grid. Atrás de Vertappen, o vice-líder, quem está mais perto é Lando Norris com 113 pontos, diferença de 86,5 pontos. No Mundial de Construtores, a situação é a mesma. Depois da Mercedes com 310 pontos e Red Bull com 303 aparece a McLaren bem distante com 169 pontos. 

          Sem marcar pontos, dois pilotos tiveram motivos para comemorar o fim de semana em Spa: Fernando Alonso e Sergio Perez renovaram seus respectivos contratos com as equipes Alpine e Red Bull 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.