Logo F1 SP GP Home page

Em Spa, a tensão será maior.

Por: Castilho de Andrade
24/julho/2024
3 min de leitura

O GP da Bélgica, 14ª etapa do Mundial de Fórmula 1 2024, chega para mais uma corrida crispada. O desgaste do líder Max Verstappen com a Red Bull e o acidente com Lewis Hamilton, a polêmica decisão da McLaren obrigando a inversão das posições de Lando Norris e Oscar Piastri na Hungria deverão indicar o clima para a prova de Spa, o circuito favorito dos pilotos. Depois virão as férias de agosto. O GP da Bélgica será disputado neste domingo, a partir das 10h (de Brasília), com transmissão exclusiva da BandTV e BandNews FM. No sábado a classificação começa às 11h.

Até agora, o campeonato revelou sete vencedores distintos. Das grandes equipes, apenas a Red Bull só teve um piloto vencendo: Max Verstappen. Nas demais – McLaren (Lando Norris e Oscar Piastri), Ferrari (Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr.) e Mercedes (Lewis Hamilton e George Russell) – os dois pilotos venceram corridas. A consequência é óbvia: a Red Bull, embora ainda líder, está perdendo terreno no Mundial de Construtores. Fora isso, a escuderia deverá se reunir com Sergio Perez, na próxima semana, para discutir seu futuro. Se não demonstrar mais eficiência em Spa, o mexicano poderá sofrer algum tipo de sansão. Ou seja: Perez correrá sob forte pressão.

Traçado longo – sete quilômetros – com longas retas e curvas de alta velocidade (atenção para a Eau Rouge), Spa é sempre um grande desafio. E não deve ser diferente este ano. Do grid atual quem mais venceu foi Lewis Hamilton (quatro vezes). Max Verstappen, entretanto, somou três triunfos nas últimas três corridas. Charles Leclerc conquistou em Spa, no GP de 2019, sua primeira vitória na F1.

Além da esperada disputa entre Red Bull e McLaren, a Mercedes também deve ser observada com atenção. A dúvida fica com a Ferrari que tem enfrentado problemas em curvas de alta velocidade.

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.