Logo F1 SP GP Home page

Em Ímola, a volta de Colapinto. Até o fim da temporada?

Por: Castilho de Andrade
13/maio/2025
2 min de leitura

Franco Colapinto é a novidade do GP da Emilia-Romagna de Fórmula 1 no próximo final de semana. O argentino substituirá Jack Doohan na Alpine, correndo ao lado de Pierre Gasly. A dúvida é se o piloto permanecerá até o final do campeonato. Ele será avaliado após cinco etapas. A BandTV e BandNews FM transmitem a corrida com exclusividade, domingo, a partir das 10h (de Brasília). No sábado, o treino de classificação começa às 11h.

Em 2024, pela Williams, Colapinto disputou nove corridas a partir do GP da Itália, em Monza, e terminou o campeonato na 19ª colocação, com 5 pontos.

Com a saída de Oliver Oakes na semana passada, Flavio Briatore assumiu como interino a chefia de equipe da Alpine. Flavio, inclusive, foi o responsável pela contratação de Franco Colapinto.

Brasil e Argentina, portanto, voltarão a compor o grid da Fórmula 1 após 24 anos, com Gabriel Bortoleto e Colapinto. Em 2001, também em Ímola, no GP de San Marino, foi a última vez que os dois países se enfrentaram. A Argentina com o piloto Gastón Mazzacane e o Brasil com Rubinho Barrichello, Enrique Bernoldi e Tarso Marques. Rubinho terminou em 3º, Bernoldi em 10º enquanto Tarso e Mazzacane não chegaram ao fim da corrida.

Bortoleto superou Colapinto nas temporadas de F3 (2023) e F2 (2024), conquistando os dois títulos e assegurando a vaga na equipe Kick Sauber. Bortoleto considera o traçado de Ímola um dos seus favoritos. O piloto ainda não marcou pontos na Fórmula 1.

Ímola também é uma das pistas que mais agrada o tetracampeão Max Verstappen. Ele venceu as três últimas corridas nesse circuito. Entretanto, o carro da Red Bull não tem, no momento, a mesma vantagem sobre os adversários.

      Nesta semana em que a F1 comemorou 75 anos (13 de maio), a categoria fez uma transmissão oficial no youtube selecionando 7 corridas emblemáticas na íntegra. O sensacional GP do Brasil de 2008, em Interlagos, quando Lewis Hamilton e Felipe Massa disputaram o título mundial – Hamilton venceu por 1 ponto – foi uma das escolhidas.

 

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.