Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Ferrari e Red Bull ensaiam dura disputa na Austrália

Por Castilho de Andrade

   As duas primeiras sessões de treinos livres no renovado circuito de Melbourne, na Austrália, mostraram as duas escuderias prontas para liderar a terceira etapa do Mundial de Fórmula 1 2022. Carlos Sainz foi o mais rápido na primeira tomada de tempos e Charles Leclerc assinalou o melhor tempo do dia na segunda. Max Verstappen ficou em 2º. Hoje, a partir da meia-noite, haverá a terceira sessão dos treinos livres. A classificação começa às 3h00. A corrida, na madrugada de sábado para domingo, larga às 2h00, com transmissão exclusiva da BandTV e BandNews FM. 

   Com as mudanças na pista e quatro setores de DRS, o GP da Austrália poderá ser uma corrida bem mais atraente do que nos anos anteriores. A prova ficou de fora do calendário nos últimos dois anos e os promotores locais decidiram investir mais forte no evento. 

    Como nas duas etapas anteriores – Bahrein e Arábia Saudita – a Mercedes segue sofrendo. George Russell foi 11º e Lewis Hamilton o 13º. O primeiro carro equipado com motor Mercedes foi Lando Norris, McLaren, que terminou a segunda sessão em 8º enquanto seu companheiro de equipe e ídolo da torcida australiana, Daniel Ricciardo, foi o 10º. Já os motores Ferrari continuam rendendo bem. E Valtteri Bottas, da Alfa, ficou em 7º lugar. 

     Quem mostrou evolução foi a Alpine e Fernando Alonso terminou satisfeito com o 4º lugar. Esteban Ocon também obteve bom resultado com o 6º tempo.  No traçado, além da quarta zona de DRS, as mudanças envolveram as curvas 1 e 3 que ficaram mais abertas, a curva 6 e chicane da curva 13 mais largas e as antigas curvas 9 e 10 se transformaram em uma reta. 

     Na última corrida realizada em Melbourne, em 2019, Lewis Hamilton foi o pole com 1m20s486. No melhor tempo desta sexta, Charles Leclerc assinalou 1min18s978. É bom acentuar que os carros, hoje, estão ainda mais lentos do que em 2019 por conta das mudanças aerodinâmicas. Portanto, as mudanças na pista mostraram-se eficientes. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.