As duas primeiras sessões de treinos livres no renovado circuito de Melbourne, na Austrália, mostraram as duas escuderias prontas para liderar a terceira etapa do Mundial de Fórmula 1 2022. Carlos Sainz foi o mais rápido na primeira tomada de tempos e Charles Leclerc assinalou o melhor tempo do dia na segunda. Max Verstappen ficou em 2º. Hoje, a partir da meia-noite, haverá a terceira sessão dos treinos livres. A classificação começa às 3h00. A corrida, na madrugada de sábado para domingo, larga às 2h00, com transmissão exclusiva da BandTV e BandNews FM.
Com as mudanças na pista e quatro setores de DRS, o GP da Austrália poderá ser uma corrida bem mais atraente do que nos anos anteriores. A prova ficou de fora do calendário nos últimos dois anos e os promotores locais decidiram investir mais forte no evento.
Como nas duas etapas anteriores – Bahrein e Arábia Saudita – a Mercedes segue sofrendo. George Russell foi 11º e Lewis Hamilton o 13º. O primeiro carro equipado com motor Mercedes foi Lando Norris, McLaren, que terminou a segunda sessão em 8º enquanto seu companheiro de equipe e ídolo da torcida australiana, Daniel Ricciardo, foi o 10º. Já os motores Ferrari continuam rendendo bem. E Valtteri Bottas, da Alfa, ficou em 7º lugar.
Quem mostrou evolução foi a Alpine e Fernando Alonso terminou satisfeito com o 4º lugar. Esteban Ocon também obteve bom resultado com o 6º tempo. No traçado, além da quarta zona de DRS, as mudanças envolveram as curvas 1 e 3 que ficaram mais abertas, a curva 6 e chicane da curva 13 mais largas e as antigas curvas 9 e 10 se transformaram em uma reta.
Na última corrida realizada em Melbourne, em 2019, Lewis Hamilton foi o pole com 1m20s486. No melhor tempo desta sexta, Charles Leclerc assinalou 1min18s978. É bom acentuar que os carros, hoje, estão ainda mais lentos do que em 2019 por conta das mudanças aerodinâmicas. Portanto, as mudanças na pista mostraram-se eficientes.