Depois do título de construtores, McLaren terá nova estratégia no Mundial?

O GP dos Estados Unidos, no final de semana no Circuito das Américas, em Austin, abrirá uma nova fase do campeonato de Fórmula 1. Depois de vencer, com antecipação, o Mundial de Construtores 2025, a McLaren terá pela frente a administração da dupla – Oscar Piastri e Lando Norris – rumo ao título de pilotos. Como será o combate? O GP dos EUA será no domingo, às 16h (de Brasília), com transmissão exclusiva da BandTV. Sábado a corrida sprint será às 14h e a classificação às 18h.
Com seis corridas pela frente, os cálculos aritméticos são inevitáveis. A diferença favorável a Piastri em 22 pontos é irrelevante, já que teremos 174 pontos em jogo até Abu Dhabi. A questão é saber se a McLaren ‘elegeu’ o favorito entre o inglês e australiano. Lando Norris, 25 anos, está há 7 anos na McLaren e, em tese, deveria ter alguns privilégios. Já Oscar Piastri, 24 anos, faz sua terceira temporada pela McLaren. Este ano, Piastri soma 7 vitórias contra 5 de Norris. Os demais triunfos foram de Max Verstappen (4) e George Russell (2). Nas três corridas sprint já realizadas, uma vitória para cada um: Lewis Hamilton, Max Verstappen e Lando Norris.
Em Austin, saberemos se o clima avinagrado entre os dois pilotos, principalmente depois de Singapura onde Piastri nem participou da eufórica comemoração pelo bicampeonato de construtores, foi contornado pela chefia da equipe.
O fiel da balança nas provas restantes poderá ser o sempre audacioso Max Verstappen que reagiu com vitórias em Monza e Baku, atemorizando a McLaren, até então muito tranquila no campeonato.
O ‘fator’ Verstappen, que mantém chances matemáticas embora remotas para o título, poderá influir decisivamente na disputa entre Norris e Piastri. Não custa lembrar que a McLaren não vence em Austin desde 2012 com Lewis Hamilton. E Verstappen venceu em 2021, 2022 e 2023.
Depois de exercícios intensivos no simulador, a dupla da Sauber – Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg – está otimista para a prova. A equipe deverá se concentrar no único treino livre, na sexta, para tirar o máximo possível de informações e ajustar o carro para a tomada de tempos para a sprint race.
Bortoleto, que trabalha para voltar a pontuar, chega ao Circuito das Américas com moral alta. O bicampeão mundial Mika Hakkinen o apontou esta semana como o ‘novato do ano.’

O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.