Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Da teoria para a prática

Por Castilho de Andrade

Os carros de F1 foram apresentados. Hoje teremos o último deles: Alpine. A Alfa será no dia 27 mas já foi (camuflado) para o shake down em Fiorano. A partir de quarta e até sexta, eles entram na pista de Barcelona para os primeiros testes oficiais da temporada 2022. Então começaremos a conhecer a realidade das novas regras.

Não há dúvida de que a expectativa em torno do desempenho dos carros na pista é muito maior do que nos anos anteriores. As mudanças foram grandes e, por mais preciso que seja o resultado das simulações, nunca se pode afiançar com segurança o que funcionará bem. A pista de Barcelona não é seletiva e a temperatura não é a mesma que as equipes encontraram ao longo do campeonato. Isso posto podemos concluir que uma opinião mais fundamentada só será possível após a segunda sessão, em Abu Dhabi. Fora isso fica ainda a dúvida se as equipes já mostrarão as cartas ou, como na apresentação dos carros, não exibirão as inovações em cima do regulamento.

Mesmo assim vai ser bem interessante acompanhar o trabalho das equipes e o comportamento dos carros na pista. E também a disposição dos pilotos após uma temporada dura como foi a do ano passado. Lewis Hamilton, com um novo companheiro, George Russell, na Marcedes (agora com a volta da cor prata), após a mudança na direção de provas, considera o episódio de Abu Dhabi superado? Max Verstappen, após o título, sentirá menos pressão? A Ferrari vem com força? Lando Norris vai conduzir a McLaren a uma posição mais alta? Como o primeiro chinês da F1, Guanyu Zhou, vai se sair ao lado de Valtteri Bottas? A Aston Martin tem condições de se recuperar do fraco campeonato de 2021?

E, principalmente, a aerodinâmica permitirá mais disputas e menos turbulência como acreditam os dirigentes?

Veremos.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.