Corrigindo a rota: a F1 rumo a 2026.

O Brasil está derrotando a Argentina no Mundial de F1. Além de marcar mais pontos, Gabriel Bortoleto tem recebido elogios e ganhou a confiança da equipe Sauber. Já seu parceiro sul-americano, Franco Colapinto, além de ser o único do grid que não marcou pontos, admite que iniciou contatos visando a próxima temporada: WEC e Indy são opções. A Alpine ainda não se manifestou sobre o futuro do piloto argentino.
A F1 tem vagas abertas para o ano que vem. A Alpine, por exemplo, deverá manter Pierre Gasly e substituir Colapinto. Na versão mais radical, o argentino poderia sair antes do final da temporada, substituído por Valtteri Bottas. A Cadillac, comenta-se, anunciará pelo menos um piloto até o GP da Itália. Consta que o mexicano Sergio Perez teria assinado contrato. A segunda vaga tem vários pretendentes, incluindo Valtteri Bottas e Felipe Drugovich. O caso de Drugovich é curioso. Depois de auxiliar Gabriel Bortoleto no contrato com a Sauber, Fernando Alonso, agora, faz lobby pelo piloto reserva da Aston Martin. Pode ser uma ajuda preciosa.
Depois que Max Verstappen optou por permanecer mais um ano na Red Bull, a dança de cadeiras ficou menos complicada. O seu companheiro de equipe poderá ser Isack Hadjar que está fazendo um excelente campeonato com a Racing Bulls. Para o lugar de Hadjar o favorito seria o britânico Arvid Lindblad que completou 18 anos no dia 8 de agosto. McLaren, Ferrari, Mercedes, Haas, Williams, Aston Martin, Sauber manterão as duplas atuais.
Novidades previstas para os próximos anos incluem uma reestruturação das corridas sprint. Além de aumentar o número de provas – atualmente são 6 – a Fórmula 1 estuda, a partir de 2027, usar o mesmo sistema de grid invertido na sprint, da mesma forma que já ocorre na F3 e F2, dando nova dinâmica às corridas curtas.
E as solicitações para ingresso no Mundial seguem crescendo. A F1 estuda as reivindicações de Portugal, Turquia, Tailândia, Coréia do Sul, Argentina. O GP da Emilia Romagna não fará parte do campeonato do ano que vem. E as corridas de Zandvoort e Barcelona deverão se despedir da F1 no ano que vem e, provavelmente, não estarão no calendário de 2027.
A F1 está de férias e volta no dia 31 de agosto com o GP dos Países Baixos. O GP de São Paulo de F1 será nos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Interlagos.

O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.