Corridaça em Silverstone encerra a primeira metade do Mundial

Chuva, derrapagens, acidentes, penalizações e domínio da McLaren. O GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 foi movimentado e imprevisível. Se Lando Norris e Oscar Piastri ficaram com as duas primeiras posições, ninguém apostaria em Nico Hulkenberg como 3º colocado. O alemão da Sauber, 37 anos, 15ª temporada, 239 GPs, subiu pela primeira vez ao pódio e foi eleito o ‘Piloto do Dia’. Gabriel Bortoleto, companheiro de Hulkenberg, saiu da pista na primeira volta e abandonou a prova. A organização anunciou um público de 500 mil pessoas nos três dias do evento. A próxima etapa da F1 será o GP da Bélgica, 27 de julho, em Spa-Francorchamps.
Alternando pista seca e molhada, com períodos de chuva, a corrida foi decidida pela escolha precisa dos pneus, entre os de chuva, intermediários e slick. A McLaren cumpriu o protocolo e depois de superar o pole Max Verstappen manteve-se na frente. A vitória seria de Oscar Piastri se não tivesse recebido uma penalização de 10 segundos. Em uma das relargadas, depois da batida de Isack Hadjar, ele reduziu bruscamente a velocidade de 218 para 52 km/h, quase provocando um acidente com Max Verstappen. A vitória foi a primeira de Lando Norris na Inglaterra, muito celebrada pelo público que lotou o autódromo.
O terceiro lugar de Hulkenberg tirou a chance de Lewis Hamilton subir ao pódio pela primeira vez com Ferrari. O inglês, recordista de vitórias em Silverstone, fez uma boa corrida, mas acabou prejudicado na última troca de pneus. Ele perdeu terreno para Hulkenberg e não conseguiu alcançá-lo nas voltas finais.
No sábado, a chefia da Ferrari lamentou os erros de Hamilton e Charles Leclerc, impedindo que eles pudessem largar na primeira fila. Os dois pilotos admitiram as falhas.
Em Silverstone, ao contrário do veterano Hulkenberg, os pilotos novatos não tiveram vez. Franco Colapinto, que bateu no treino de sábado, nem conseguiu largar dos boxes; Gabriel Bortoleto derrapou e saiu da pista; Isack Hadjar bateu no muro depois de acertar a traseira da Mercedes de Kimi Antonelli; Liam Lawson foi atingido por uma manobra de Esteban Ocon. Bortoleto admitiu, após a corrida, que a escolha de pneus slick, quando a pista ainda estava molhada, foi equivocada. A Sauber, entretanto, comemorou com euforia a conquista de Hulkenberg. Pior escuderia em 2024, ela já supera Racing Bulls, Aston Martin, Haas e Alpine no atual campeonato.
Depois de 12 corridas, a metade da temporada, a McLaren tem mais do que o dobro de pontos da Ferrari, 2ª colocada (460 a 222). Entre os pilotos, a diferença entre o líder Oscar Piastri para Lando Norris caiu para 8 pontos (234 a 226). Piastri soma 5 vitórias contra 4 de Norris, 2 de Max Verstappen e 1 de George Russell.
Fórmula 3 – Rafael Câmara segue na liderança do campeonato com 27 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Em Silverstone, o piloto brasileiro foi o 8º na sprint, mas abandonou a corrida principal sob chuva, utilizando pneus slick.

O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.