Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Corridaça em Silverstone

Por Castilho de Andrade

O GP da Inglaterra, fechando a primeira metade do Mundial de Fórmula 1 2024, foi o melhor do ano até agora. George Russell, o pole, Lando Norris e Lewis Hamilton revezaram-se na liderança e a vitória ficou com Lewis Hamilton (a 104ª da carreira e a 9ª em Silverstone), o ‘Piloto do Dia’, seguido por Max Verstappen e Lando Norris. Carlos Sainz cravou a melhor volta. A organização anotou 480 mil espectadores nos três dias do evento. A Fórmula 1 volta a correr no próximo dia 21 de julho, com o GP da Hungria.

     Foi um fim de semana épico para os ingleses. No sábado, a seleção inglesa classificou-se para a semifinal da Eurocopa de futebol, batendo a Suiça. No treino de classificação para o GP, em Silverstone, os pilotos ingleses ficaram com as três primeiras posições do grid de largada: Russell, Hamilton e Norris. E na corrida, a 12ª do campeonato, Hamilton e Norris no pódio.

      Hamilton chorou, agitou a bandeira inglesa para o público e comemorou muito no pódio. Sua última vitória tinha sido no GP da Arábia Saudita, em 2021. A marca de nove vitórias em Silverstone é um novo recorde. Ele superou Michael Schumacher que conquistou oito vezes o GP da França.

       Max Verstappen, cada vez mais líder, largou em 4º lugar com problemas no assoalho de sua Red Bull, depois de sair da pista no Q1. Caiu para o 5º lugar e, beneficiado por um problema hidráulico que tirou Russell da prova e a escolha equivocada de pneus da McLaren, recuperou posições. Sergio Perez, seu companheiro de equipe, largou na última fila e não marcou pontos. No campeonato, Max tem 84 pontos de vantagem sobre Lando Norris e 105 sobre Charles Leclerc. Em 2023, depois de 12 provas, Max tinha 125 pontos sobre Sergio Perez e 165 em relação a Fernando Alonso.

        Com seis vencedores na metade da temporada – Verstappen, Sainz, Leclerc, Norris, Russell e Hamilton – o Mundial de 2024 promete mais emoções na segunda parte, com o rápido crescimento da Mercedes e o ótimo desempenho dos carros da McLaren, rivalizando com os Red Bull. 

    E os negócios entre pilotos e equipes prosseguem. A Haas já tem o substituto de Nico Hulkenberg em 2025: trata-se do britânico Oliver ‘Ollie’ Bearman, 19 anos, que fez sua estreia na F1 este ano, pela Ferrari, substituindo Carlos Sainz Jr. no GP da Arábia Saudita. Com uma atuação convincente, Ollie terminou em 7º lugar.  Ele já escolheu seu número: 87. O esquadrão britânico, dessa forma, contará com quatro pilotos na próxima temporada. Além de Ollie (Haas), estarão no grid Lewis Hamilton (Ferrari), Lando Norris (McLaren) e George Russell (Mercedes).

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.