Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Clima tenso para a largada do GP dos Estados Unidos

Por Castilho de Andrade

    Desde a sexta-feira, as farpas na pista – e também fora dela – deram o tom do que será a disputa do GP dos EUA de F1, neste domingo, no circuito de Austin, Texas. Na sexta, Max Verstappen xingou Lewis Hamilton depois de um tira-teima na pista. E no treino de classificação, o holandês roubou a pole de Hamilton na última volta. Os dois largam, lado a lado, na primeira fila. A Band TV mostra a corrida ao vivo a partir das 16h, com narração de Sérgio Maurício. Na BandNews FM, Odinei Edson comanda a equipe. 

     Chegou a cair até uma chuva imprevisível no final do treino. Mas a marca de Verstappen – 1m32s910 – não foi ameaçada. Hamilton ficou com o segundo tempo com 1m33s119. Perez e Leclerc saem na segunda fila. Valtteri Bottas, que trocou um componente do motor, largará em 9º lugar, na quinta fila. 

     O bom resultado dos carros da Red Bull acabou surpreendendo já que se esperava que a equipe tivesse mais dificuldades em Austin e Hamilton, em tese, seria o favorito para ficar com a pole. O domínio da Red Bull apareceu já a partir do Q1 e consolidou-se com a pole. 

      Com troca de todos os componentes do motor, Fernando Alonso, da Alpine, largará no último lugar. Alonso administra bem corridas de recuperação. Sebastian Vettel e George Russell também largarão na parte final do grid. 

       Esta foi a 9º pole position de Max Verstappen na temporada em 17 corridas. O Mundial terá ainda, após os Estados Unidos, as corridas do México, GP de São Paulo de F1 (dias 12, 13 e 14 de novembro, em Interlagos), Qatar, Arábia Saudita e Abu Dhabi. Com apenas seis pontos separando o líder Max Verstappen de Lewis Hamilton, a previsão é que a decisão do título de 2021 fique mesmo para o final. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.